Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo sem ‘xepa’ em Campo Grande, vacinação de reforço contra a covid-19 está liberada

Atualmente, a dose de reforço contra covid é prioridade para os públicos-alvo
Karina Campos -
vacina
Vacinação segue em unidades de saúde (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Desde junho, a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 é priorizada para o público-alvo. Apesar do fim da “xepa”, conhecida como a prática de se vacinar com o que sobra, ainda é possível se vacinar nas unidades de saúde de .

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que a “xepa” não está mais regulamentada devido à ampliação para novos públicos. Atualmente, a dose de reforço é recomendada para:

  • Pessoas com cinco anos ou mais pertencentes aos públicos prioritários que tenham tomado a última dose há pelo menos seis meses;
  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Pessoas com 5 anos ou mais com imunocomprometimento;
  • Gestantes e puérperas.

Não tomei reforço, posso me vacinar?

No entanto, a secretaria esclarece que todas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose de reforço ou que não concluíram seu esquema primário de vacinação podem se vacinar normalmente.

As doses da vacina contra a COVID-19 estão disponíveis apenas na rede SUS (Sistema Único de Saúde). O Jornal Midiamax apurou a disponibilidade da dose nas principais clínicas particulares, como Sabin, Vaccini, Vaccine e Imunitá, e constatou que essas clínicas não fornecem a dose. Portanto, na rede particular, oferecem-se apenas testes para a doença.

Redução de mortes por covid

Desde o início da pandemia, 11.249 pessoas morreram em decorrência da COVID-19. Contudo, com a ampliação da vacinação, houve queda nos números de óbitos. Neste ano, 68 pessoas do grupo de risco morreram.

Em 2021, ano em que houve pico de casos positivos, a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes era de 259,2, caindo para 7,9 em 2023.

Na maior parte dos casos, os idosos acima dos 60 anos e com comorbidades são as principais vítimas.

Vacinados

Segundo a faixa esperada do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Mato Grosso do Sul tem 81,9% de habitantes vacinados. A maior faixa etária é de idosos entre 75 e 79 anos, com 142,9% no esquema primário e 61,1% com a dose de reforço, de acordo com o último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maracaju é município de MS com maior valor de produção agrícola com R$ 2,37 bilhões em 2024

STJ confirma obrigação de prefeitura em restaurar gabinete histórico de prefeito de Campo Grande

Escola indígena de Aquidauana é destaque em premiação de alfabetização

Desvie a rota: confira as interdições programadas para o fim de semana

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

Por 4 a 1, STF condena Bolsonaro e mais sete por trama golpista

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

soraya senador moraes

Senadora Soraya Thronicke se cala sobre maioria por condenação de Bolsonaro

Últimas Notícias

Mundo

Trump diz estar surpreso com resultado do julgamento de Bolsonaro no STF

Republicano afirmou que julgamento foi "muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram"

Emprego e Concurso

Processo seletivo abre vaga para professor substituto do IFMS

Com vaga destinada para o Campus Jardim, formação mínima exigida é de Graduação em Matemática

Brasil

Bolsonaro e aliados podem recorrer e ainda não serão presos; entenda

Após publicação de acórdão, defesa pode recorrer à pópria 1ª Turma

Polícia

Por ciúmes do companheiro, mulher ateia fogo em ferro-velho e causa prejuízo de R$ 2 milhões em Naviraí

O incêndio danificou todo o estabelecimento, além de uma residência e uma sala de igreja