O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta quarta-feira (17), o Edital nº 22/2024, do processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni). A oferta é de 243.850 bolsas.

Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023. É necessário também atender a critérios socioeconômicos, como renda familiar per capita. O limite é de até um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais.

Os candidatos podem escolher cursos e instituições de acordo com a disponibilidade e os critérios estabelecidos pelo MEC. A instituição irá publicar na quinta-feira (18) a lista detalhada das bolsas disponíveis, incluindo cursos, turnos, instituições e locais.

Como fazer inscrição

As inscrições estarão abertas de 23 a 26 de julho. Para se inscrever, o participante deve ter um cadastro e conta no portal Gov.br . Os interessados podem se inscrever de forma gratuita no Portal Acesso Único.

No ato da inscrição, é necessário selecionar até duas opções de instituição, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Entretanto, deve-se observar a renda familiar bruta mensal per capita e os critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015.

O processo seletivo para o segundo semestre de 2024 do Prouni terá duas chamadas sucessivas. A lista com os candidatos pré-selecionados será divulgada no Portal Único de Acesso em 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto (segunda chamada). Após a pré-seleção, os candidatos devem comprovar as informações fornecidas durante a inscrição dentro dos prazos estabelecidos.

Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deve manifestar seu interesse nos dias 9 e 10 de setembro de 2024. A lista de espera estará disponível a partir de 13 de setembro no Sistema do Prouni, para consulta pelas instituições de educação superior e pelos candidatos.