Haja imunidade para sobreviver ao clima do Mato Grosso do Sul. Em um agosto completamente atípico, a população vive extremos variando em questão de dias. No fim de semana do dia 10, foi registrada mínima de 0,3°C, já no domingo (18), a temperatura chegou a 41,2°C. E lá vem uma nova frente fria por aí.

Na prática, significa que agosto de 2024 fica marcado por registrar a menor temperatura do ano e a maior, até agora. No domingo (18), os termômetros chegaram a 41,2°C em Pedro Gomes e 39°C em Corumbá, Porto Murtinho, Água Clara, Aquidauana e Jardim. Em Campo Grande, a máxima foi de 36,6°C.

Uma semana antes, no dia 11 de agosto, as mínimas chagavam a temperatura negativa. Os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram -0,2°C em Iguatemi e 0°C em Rio Brilhante. Pedro Gomes marcava 3°C, bem como Porto Murtinho, e em Campo Grande a mínima era de 7,4°C.

E para completar o combo ‘haja saúde’, a umidade relativa do ar se manteve na casa de 10%. No dia 11 de agosto, a umidade mínima variava entre 10% em Costa Rica e 25% em Sete Quedas, uma semana depois, em 18 de agosto, umidade mínima de 9% em Chapadão do Sul e máxima de 21%.

Gangorra climática continua nesta semana

A semana deve ser de muito calor no Mato Grosso do Sul, com o fim da onda de calor previsto para esta segunda-feira (19). Até quinta-feira (22), os dias devem manter a tendência de muito calor e baixa umidade do ar.

A previsão é de que as temperaturas continuem na casa dos 35°C para mais, em todo o Estado, mas na sexta-feira (23) o clima muda. Isso mesmo, o próximo fim de semana deve ser de queda brusca na temperatura e com leve chance de chover.

Conforme o Clima Tempo, na próxima segunda-feira (26), a mínima deve chegar a 8°C em Ponta Porã. Em Sete Quedas, a mínima pode chegar a 5°C e em Campo Grande a 12°C. Importante destacar que devido à distância do tempo, a previsão pode mudar.