Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul se mantém com 3ª maior população indígena do país, confirma IBGE

Censo demográfico aponta que há 116.469 indígenas no Estado
Karina Campos -
ibge indígena
População indígena apresenta perfil mais jovem (Divulgação, IBGE)

Mato Grosso do Sul mantém a posição de terceiro estado com maior população indígena do Brasil, conforme o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta sexta-feira (3).

Na última pesquisa, o Censo de 2010, a população era de 77.050 e aumentou para 116.469 em 2022. O percentual da população indígena em relação aos 2.757.013 moradores é de 4,22%.

No universo das pessoas indígenas residentes no Mato Grosso do Sul, 68.682 residem em Terras Indígenas. Do total da população indígena em MS, residente em território indígena, 34.748 são homens (50,59%) e 33.934 são mulheres (49,41%).

Cerca de 87,33% das pessoas que vivem em terras indígenas são indígenas, enquanto 12,67% não são. Dos indígenas, 79,4% vivem em terras indígenas e 20,6% residem fora dessas áreas demarcadas. A pesquisa indica a presença de 18.261 domicílios, com uma média de 3,84 moradores por residência em terras indígenas.

Perfil demográfico

Na distribuição por faixa etária, a pesquisa revela que há 6.341 homens e 6.136 mulheres com idades entre 15 e 19 anos. Em segundo lugar em termos de número, estão as crianças de 10 a 14 anos, com 6.290 meninos e 6.089 meninas. A maioria dos que vivem em terras indígenas são jovens de 15 a 19 anos, totalizando 4.365 homens e 4.148 mulheres.

Entre os mais idosos, as mulheres apresentam uma maior longevidade, com 144 anciãs com 95 anos ou mais, em comparação com 63 anciãos indígenas. A pesquisa registra uma proporção de 97,29 homens para cada 100 mulheres. A idade mediana é de 24 anos, havendo 29,10 pessoas com mais de 60 anos para cada 100 com até 14 anos.

Dados do IBGE

Ranking de municípios

lidera entre os municípios com as maiores populações indígenas, com um índice de 57,81. Em seguida, estão Paranhos (43,38), Miranda (37,72), Tacuru (39,38), (26,61), Coronel Sapucaia (25,69) e Amambai (25,4).

As maiores porcentagens da população indígena residente em território indígena, em MS, estão localizadas no município de Amambai (13,52%), seguidas por Dourados (11,79%) e Miranda (10,79%). O quadro se repete quando analisado o total de pessoas residentes em territórios indígenas, com Amambai (13,26%) em primeiro, seguido por Dourados (11,81%) e Miranda (10,97%).

Quanto ao ranking nacional, Mato Grosso do Sul ocupa o terceiro lugar, atrás apenas do Amazonas (490.935) e da Bahia (229.443). Os resultados do Censo Demográfico de 2022 demonstram que a população indígena apresenta uma proporção mais elevada de pessoas jovens em comparação com a população total do Brasil.

Aproximadamente 56,10% dos indígenas têm menos de 30 anos de idade, enquanto a população residente do país tem 42,07% nesta faixa etária. A idade mediana entre os indígenas é de 25 anos, em contraste com 35 anos para a população total do Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio