Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mães de crianças com deficiência estão há dois anos sem fornecimento de itens pela prefeitura

Reunião no CEM nesta quinta-feira terminou sem prazo para entrega dos itens
Priscilla Peres, Layane Costa -
Reunião no CEM (Foto: Nathália Alcântara/Jornal Midiamax)

Mães de crianças com deficiência e com decisão judicial que determina o fornecimento de itens básicos pela prefeitura de , estão há anos sem acesso gratuito a fraldas, leite e alimentação. Nesta quinta-feira (15), uma reunião no CEM (Centro de Especialidades Médicas) tratou o tema, mas sem decisão.

Desesperadas devido à falta de condições financeiras para arcar com os itens que deveriam ser fornecidos pelo município, os familiares das crianças enfrentam verdadeira maratona. Já protestaram em frente à prefeitura de Campo Grande, na Câmara de Vereadores, mas sempre sem sucesso.

Como o fornecimento é determinado pela Justiça, cada caso é diferente, mas há quem esteja há 2 anos sem receber leite, por exemplo, alimento essencial para o desenvolvimento das crianças.

Uma das mães mostra um papel onde prova que a última vez que recebeu fralda no CEM foi em março de 2023. No caso do leite, a situação é ainda pior, sendo setembro de 2022 a última data de fornecimento.

Famílias recorrem a alternativas para custear itens

Com o descumprimento das decisões judiciais por parte da prefeitura de Campo Grande e sem previsão de receber os itens, as famílias se viram como dá. Pedido de doações, rifas, bazares, são algumas das opções de quem precisa arcar com os custos.

É o caso de Joelma Belo, 44 anos, mãe da Maria Valentina, de 8 anos, que desde 2016 está na Justiça com causas ganhas, mas há 2 anos sem receber fraldas e medicações.

“A gente compra através de vaquinhas e rifa, com a ajuda da sociedade. E com meu brecho beneficente. Mas isso são coisas que o município teria que estar arcando. O que mais desgasta, é que falamos com uma pessoa e parecemos que estamos ‘lambendo gelo’, porque não resolvem”.

O que diz a Sesau

Em nota, a Sesau afirma que não deixa de oferecer os mantimentos, mas que as mães estariam reclamando da qualidade dos produtos. Confira a nota na íntegra:

“A SESAU vem por meio desta nota esclarecer que durante a reunião com as mães atípicas ficou esclarecido que a secretaria municipal da saúde vem se empenhando para resolver as demandas do grupo (caso judicializado). Nos dias 21 e 29 de agosto haverá pregão para a tomada de preços dos processos 018435/2024-61 e 0566414/2024-25 referentes a aquisição de fórmulas infantis e outros produtos nutricionais e aquisição de suplemento alimentar e módulos alimentares (respectivamente).

Quanto à qualidade dos insumos fornecidos, a SESAU esclarece que ouviu o Feedback das mães sobre o uso do que foi comprado, e se compromete a estudar modificações nos próximos pregões. Até agora, a SESAU conseguiu concluir 4 processos de compras (conforme determinado pela justiça) são eles os processos de número 16691/2024-50 (aquisição de fraldas descartáveis/ sem marca); 007988/2024-98 (aquisição de suplemento alimentar infantil, cereal e leite em pó); 0300322/ 2023-52 (aquisição de fórmula alimentar enteral) ; 007988/2024-98 (aquisição de gêneros alimentícios lácteos e especiais).”

*Matéria atualizada às 14h58 para acréscimo de posicionamento

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1