Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em falta há meses, mãe não encontra vacina contra catapora em 3 postos de saúde de Campo Grande

Mulher passou por três postos atrás da vacina para o filho de 4 anos, mas sem sucesso
Liana Feitosa -
Criança com catapora (banco de imagens).

continua registrando falta de vacina da varicela, popularmente conhecida como catapora. Nesta segunda-feira (12), uma mãe percorreu três postos de saúde atrás do imunizante para o filho de 4 anos, mas não conseguiu.

“Fui no posto de saúde da Dona Neta, tinha a da hepatite, que meu filho precisava tomar, mas a da varicela está em falta. Ele teria que tomar essa agora, esperar 30 dias, e tomar outra dose. No posto do Caiçara também não tem a vacina da varicela”, relata a mãe, de 35 anos.

Ela então procurou uma terceira unidade de saúde, mas também não teve sucesso. Saiu sem a vacina.

“Fui no posto da Vila Carvalho, mas eles estão com a geladeira estragada e aí não estavam vacinando, disseram que não tem previsão para voltar a vacinação lá, que talvez daqui uns dois dias”, relata.

No dia 22 de julho deste ano o Midiamax já havia exposto o problema. Na época, ela procurou a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) da Coophavilla II e do Batistão, mas não havia o imunizante em nenhuma das duas.

O que diz a Sesau

Ao Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que “as vacinas da varicela são de responsabilidade do Ministério da Saúde.”

Em nota, a secretaria disse ainda que, “até agora, foram enviadas ao município 5.270 doses, e logo que elas chegam são imediatamente distribuídas para as unidades de Saúde.”

Vacina alternativa

Segundo a Sesau, algumas crianças podem receber doses da vacina tetraviral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. 

No entanto, isso “vai depender de uma avaliação caso a caso para a aplicação da dose, e essa avaliação quem faz é o profissional de saúde da USF (Unidade de Saúde da Família), por isso a importância de levar a carteira de vacinação até a unidade”, afirmou a Sesau.

Problema na Vila Carvalho

Quanto à paralisação da vacinação no posto de saúde da Vila Carvalho, a secretaria disse: 

“A Sesau esclarece que, por conta de instabilidades de energia elétrica na região, na sexta-feira (9) a câmara fria que servia para armazenar as vacinas foi danificada. Os imunizantes foram imediatamente transferidos para uma geladeira”, diz a nota.

“O protocolo de imunização preconiza que a geladeira precisa passar por monitoramento durante 24 horas, e esse monitoramento começou nesta segunda-feira (12), às 13h, portanto, a previsão é que a vacinação volte a reabrir na unidade da Vila Carvalho nesta terça-feira (13), no período vespertino”, garante a secretaria. 

“Todos os pacientes que procuram a unidade e têm pressa na vacinação, são orientados a buscar outras unidades de saúde mais próximas”, finaliza o órgão de saúde.

A catapora

A varicela é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira.

As principais complicações da catapora, nos casos severos ou tratados inadequadamente, são pneumonia, infecções na pele e ouvido, e encefalite, uma inflamação aguda no sistema nervoso central.

A encefalite provoca a inflamação do cérebro e, se não for tratada, pode ser fatal. Afeta principalmente bebês, crianças e adultos com o sistema imunológico comprometido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos