Cidades de Mato Grosso do Sul estão entre as mais secas do Brasil nas últimas 24h, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O índice varia de 24 a 27%, com menores valores na região norte, pantaneira e sudoeste do Estado.

Ultrapassando o Estado, estão municípios da Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Rondônia. A menor umidade do domingo (9) foi da cidade de Cruz das Almas, na Bahia, com índice de 10%.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a condição de clima desértico acontece devido à atuação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera que favorece o tempo mais quente e seco no Estado.

O alerta de baixa umidade relativa do ar permanece, pois não há previsão de chuva considerável para os próximos dias. É esperado umidade com valores de 15 a 45%.

Confira a lista de cidades:

  • Coxim – 24%
  • Amambai – 26%
  • Nhumirim (Corumbá) – 27%
  • Porto Murtinho – 27%

Beba água

Portanto, a recomendação é ingerir bastante água, umidificar o ar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, como das 9h às 16h. A condição pode causar danos à saúde e favorecer risco de incêndios florestais.