Santo Amaro: maior cemitério de Campo Grande está há um ano com muro caído e ‘gambiarra’ de lata

A poucos dias do Feriado de Finados, maior cemitério de Campo Grande ‘esconde’ túmulos com tapumes de zinco onde muro caiu há mais de um ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Área externa do Cemitério Santa Amaro (Foto: Osvaldo Sato, Midiamax(

O maior cemitério de Campo Grande, Santo Amaro, está há mais de um ano com parte do muro caída e fechado na base de uma ‘gambiarra’. Assim, tapumes de lata tentam preservar o acesso e ocultar os túmulos a poucos dias do Feriado de Finados, no próximo 2 de novembro.

A falta de manutenção e limpeza nos cemitérios municipais campo-grandenses se tronou um problema crônico do qual a população se lembra quando se aproxima o Dia de Finados, principal data de visitação. Desde junho, leitores do Jornal Midiamax denunciam, por exemplo, a situação precária do Cemitério Santo Antônio.

Já no Cemitério Santo Amaro, os trechos do muro que começaram a cair em outubro do ano passado e foram fechados com tapumes de zinco de maneira improvisada, seguem assim, mesmo após mais de um ano da primeira queda.

Questionada, a Prefeitura Municipal não se posicionou, até o momento desta publicação, sobre o planejamento para reforma destes muros.

‘Maquiagem na véspera: cemitérios de Campo Grande recebem limpeza

Entretanto, a Semadur informou que tem intensificado a limpeza dos cemitérios públicos, diante da quantidade de pessoas que devem visitá-los no feriado. O objetivo, segundo nota enviada pela Prefeitura de Campo Grande, é “proporcionar um espaço acolhedor e digno para as famílias”.

O Santo Amaro, localizado no Bairro de mesmo nome, na região oeste da cidade, é o maior cemitério de Campo Grande.

Desta forma, na véspera da data especial, a Semadur diz que “intensifica as ações de limpeza e manutenção, incluindo serviços de poda de árvores, limpeza de pátios e áreas comuns, para garantir que os cemitérios estejam preparados para receber os visitantes”, afirma.

Apesar disso, verificam-se ainda muitos túmulos abandonados, depredados ou em mau estado de conservação. A responsabilidade de manutenção dos jazigos, entretanto, é das próprias famílias dos sepultados.

Cemitério Santo Antônio é o principal alvo de furtos e depredações (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Programação de Finados

No Dia de Finados, os cemitérios públicos estarão abertos das 7 às 17 horas. Estão previstas missas em cada cemitério, sendo uma pela manhã e outra à tarde.

Devido ao grande número de visitantes esperado, não será permitida a entrada de veículos no maior cemitério de Campo Grande, bem como nos demais cemitérios, “visando um fluxo mais seguro e organizado”.

Além da Semadur, estão envolvidos na ação outros órgãos municipais, como a Agência Municipal de Transporte e Trânsito e Guarda Civil Metropolitana, para apoiar no controle do trânsito nos arredores dos cemitérios, na segurança e orientação dos visitantes.

Transporte coletivo

As pessoas que tem intenção de visitarem os cemitérios ou igrejas no Dia de Finados, terão novamente a redução na tarifa do transporte público, assim como no ano passado.

Para isso, o transporte público deve operar com plano especial de Finados e inclusão de linhas para atender aos trajetos para os cemitérios. A definição foi dada pela Portaria Agereg n.º 21, publicada em 13 de março de 2024.

Esta determina que a passagem de ônibus durante o feriado deverá custar R$ 1,90, o que representa uma redução de 40% no valor. Em dias normais, a tarifa custa R$ 4,75. A tarifa especial será válida para usuários que efetuarem o pagamento com cartão eletrônico recarregável.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados