Pular para o conteúdo
Cotidiano

No segundo dia, mutirão de limpeza na casa de ‘Acumulador’ retira mais dois caminhões de lixo

Equipe espera retirar 42 metros cúbicos de entulho do local em dois dias de operação de limpeza
Priscilla Peres, Lucas Caxito -
Caminhão é usado em limpeza (Foto: Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)

O trabalho de limpeza na casa de José Fernandes da Silva, de 54 anos, conhecido como o ‘acumulador da Rua Planalto’, segue nesta sexta-feira (16). O trecho da Rua Planalto, no bairro TV Morena, continua interditado pelas equipes de limpeza, que já tiraram dois caminhões-caçamba de lixo do local. O homem está preso.

Galinhas, larvas do Aedes aegypti e muito lixo é o que já saiu da casa do ‘acumulador’, na operação de limpeza que deve terminar nesta sexta-feira (16). Equipes da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e Vigilância Sanitária estão no local.

José Fernandes da Silva foi preso em flagrante na terça-feira (13) e a prisão já foi convertida em preventiva. A medida foi tomada após as ações do homem continuarem colocando em risco a integridade e saúde de vizinhos e pessoas que passam pelo local, segundo a polícia.

(Foto: Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)

A delegada titular da Decat, Gabriela Stainler Pacetta, afirma que o proprietário não obedeceu à regularização ambiental, Lei 965, e já havia sido autuado várias vezes, mas ignorava as autuações. Ele foi autuado em flagrante e teve a pena aumentada pelo crime de poluição, devido à situação da casa.

Vizinhos reclamam da situação

Vizinhos acompanharam a movimentação da limpeza desde ontem. Segundo uma moradora próxima, a situação é insustentável há quatro anos. O acúmulo de sujeira exala cheiro e infestação de insetos. Até mesmo galinhas eram deixadas na calçada e dentro da residência.

A presença de lixo, fezes de animais, matagal e até uma tenda instalada para uso de pessoas em situação de rua no local eram reclamações constantes dos moradores da região. De acordo com a vizinha, tudo piorou com as caixas de som, que ele começou a deixar ligadas nas 24 horas do dia com todo tipo de música.

Apesar da limpeza com tratores e caminhões, o local ficou com odor forte de fezes, que se espalha ainda mais com o calor intenso registrado nesta quinta-feira.

Casa na Rua Planalto (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Acumulador afirma que situação é forma de protesto

Ao Jornal Midiamax nesta sexta-feira (16), a esposa do acumulador disse que “está se sentindo destruída, a família está sendo destruída”, mas não quis se alongar sobre o assunto. Em julho, José Fernandes disse que a situação é uma forma de protesto contra a prefeitura.

Ele relata que tudo começou em 2006, quando recebeu uma notificação judicial de desapropriação de seu terreno de 1 mil metros quadrados, localizado entre a Rua Rolândia e a Avenida Fábio Zahran.

Segundo ele, a área foi desapropriada para a construção da Avenida Fábio Zahran, que naquela época, era chamada de Via Morena. A princípio, mesmo discordando da decisão, José concordou com a desapropriação, desde que houvesse garantias de que ele receberia um novo terreno ou o valor correspondente à área desapropriada.

“Eu disse que saía desde que me dessem uma área em outro lugar, ou me pagassem valor que o terreno valia. Um oficial fez o levantamento e disse que valia apenas R$ 106 mil, isso não pagava nem o que investi no terreno. Depois chegaram com caçamba e destruíram tudo, até mataram meus animais”, relata.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios

Mundo

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Alexandra Ocasio-Cortez pediu uma avaliação do impacto das tarifas nas relações entre os dois países