Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS

Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Emater, RN)

O terceiro levantamento da safra de grãos 2024/25 trouxe atualizações importantes sobre a produção agrícola no Brasil, com destaque para Mato Grosso do Sul (MS), que apresenta aumentos expressivos em produtividade e produção, apesar de um crescimento modesto na área plantada. A produção nacional de grãos foi revisada para 322,4 milhões de toneladas, um aumento de 8,2% (ou 24,5 milhões de toneladas) em comparação à safra 2023/24.

Em relação ao avanço da semeadura, o levantamento revela que o Brasil caminha para mais uma safra de crescimento. A área cultivada no país deve aumentar 1,8%, totalizando 81,39 milhões de hectares, um acréscimo de 1,45 milhão de hectares em comparação com a safra passada. O aumento da produção está vinculado tanto ao crescimento da área quanto à melhoria das condições climáticas, o que favoreceu principalmente o desenvolvimento da soja e do feijão.

No caso de Mato Grosso do Sul, o estado se destaca principalmente pela expressiva elevação na produtividade e na produção de grãos. A área plantada na safra 2024/25 aumentou em 3,1% em relação à safra anterior, totalizando 6.705,2 mil hectares. Contudo, o maior destaque ficou para o incremento de 31,2% na produtividade, que saltou de 3.121 kg/ha na safra 2023/24 para 4.094 kg/ha na safra atual. Esse avanço resultou em um aumento de 35,3% na produção de grãos, que passou de 20.291,9 mil toneladas para 27.450 mil toneladas, consolidando MS como um dos principais polos agrícolas do país.

Além das culturas de primeira safra, que seguem avançando de acordo com as condições climáticas regionais, o levantamento também trouxe estimativas atualizadas para as culturas de segunda e terceira safra, bem como as de inverno da temporada 2023/24. Estas últimas se encontram em fase final de colheita no momento do levantamento, com as primeiras previsões para a safra 2024/25 sendo publicadas apenas em fevereiro de 2025. Até lá, as estimativas da safra atual são usadas como base para projeções de 2025.

Situação das Culturas em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, as condições climáticas também tiveram impacto direto nas lavouras de diferentes culturas:

  • Algodão: A semeadura foi bem-sucedida na maior parte do estado, com chuvas pontuais que ajudaram no estabelecimento das plantas. A região norte ainda está realizando o manejo fitossanitário e preparando o solo para o plantio que deve se concluir em dezembro.
  • Arroz: A seca prejudicou a irrigação em algumas regiões, mas como as lavouras ainda não haviam iniciado a fase reprodutiva, há expectativas de recuperação com o retorno das chuvas. A semeadura foi parcelada em algumas áreas para otimizar o uso da água disponível.
  • Milho: A produção de milho segue em boas condições, com as chuvas de novembro favorecendo o desenvolvimento das plantas. A região norte do estado, conhecida pelo milho verão, registrou boas precipitações, contribuindo para o bom crescimento da cultura.
  • Soja: Apesar de um início de safra com baixos volumes de chuva em algumas regiões, as chuvas que retornaram em meados de novembro amenizaram os problemas hídricos e possibilitaram a continuidade do plantio. A semeadura está quase concluída, e as lavouras seguem em boas condições, com monitoramento de pragas em andamento.
  • Amendoim: A cultura tem se destacado devido às boas condições climáticas e ao manejo adequado. A semeadura está em fase final e, com as previsões favoráveis, espera-se produtividade elevada. (Com dados da Conab)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal
agricultura