Jardim Noroeste deve receber primeira escola estadual de ensino integral em 2025
REE ampliará 12 mil vagas para escolas de período integral em MS
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Faltam 16 dias para o fim do calendário escolar estadual em Mato Grosso do Sul. Para o ano letivo de 2025, a REE (Rede Estadual de Educação) prevê a inauguração da primeira escola estadual de ensino integral no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Ao todo, o Estado terá a ampliação de 12 mil novas vagas para o período integral, sendo a maior parte para o ensino fundamental.
Ainda sem nome, a escola será uma unidade de extensão, atendendo alunos da Escola E. Hércules Maymon, como explica o secretário de Estado de Educação, professor Helio Queiroz Daher. “É um pedido muito antigo da comunidade. Nossa expectativa é entregá-la entre março e abril. Não terá matrícula inicial agora, mas depois de inaugurada faremos a designação de vagas”.
Para o secretário, o calendário escolar fecha com metas atingidas, por exemplo, no índice de reprovação e evasão escolar. A meta para o próximo período será a conclusão de 50 novas escolas e entrega de 115 reformas.
“Entre as conclusões, são esperadas escolas em Ribas do Rio Pardo, Ponta Porã e uma indígena em Dois Irmãos do Buriti. Serão mais de 210 mil vagas oferecidas, dessas 220 unidades escolares são de período integral. A maior parte das vagas será para Campo Grande, contudo, 100% do Estado oferta o período integral”.
Redução de evasão escolar
Daher cita o projeto-piloto PAP-MS (Programa de Aprendizagem) será mantido no próximo ano. A iniciativa alia a educação com a qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, entre jovens de 14 e 24 anos matriculados e com bom desempenho educacional.
“Em Anaurilândia, por exemplo, nós ofertamos o ensino integral, mas não há grande adesão, pois é muito comum em cidades do interior o jovem querer trabalhar. Nós queríamos entender o motivo da evasão escolar e esse era um dos motivos. Nesse projeto-piloto, que deu muito certo, a escola oferece o estudo técnico para o primeiro emprego”.
Das 210 mil vagas disponíveis em 348 escolares presentes em todos os municípios, além de 120 extensões, a REE atende 190 mil estudantes. Segundo a SED, a oferta de vagas de tempo integral é oferecido em 61,2% das escolas. Com o aumento no número de vagas, o total de estudantes matriculados nessas turmas poderá chegar à marca de 52 mil.
Escola monitorada
Outro desafio para a gestão foi manter a segurança nas escolas após os episódios de violência e ataques à estudantes no Brasil. O programa “Escola Segura, Família Forte” permanece em 300 escolas da área urbana. Daher diz que é uma expectativa inserir câmeras de segurança em escolas da área rural e indígenas.
“O programa conseguiu contribuir muito bem para a segurança nas escolas. As câmeras estão instaladas nos corredores. Casos não são divulgados porque são controlados e amparos. Por exemplo, quando identificamos um comportamento agressivo, imediatamente o setor psicossocial é chamado. A família é chamada e o estudante recebe uma grande rede de apoio. Há um trabalho ativo nas escolas”.
Além do videomonitoramento, a SED alia a parceria com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), com ações preventivas de rondas policiais nas unidades de ensino.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- TCE-MS vai inspecionar obras de Patrola em estradas no Pantanal de MS
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
Últimas Notícias
Morre a ex-companheira de homem que lançou bombas contra o STF
Daiane estava internada desde a noite do último dia 17 no Hospital e Maternidade Tereza Ramos
Homem é preso em flagrante com material de abuso sexual infantil
Alvo da operação foi localizado após sua intensa atividade cibernética
Ministério recebe avaliações sobre acessibilidade em aeroportos
O questionário foi aberto em outubro de 2023 e coletará respostas até 31 de dezembro de 2027
Dólar tem leve queda após cinco pregões seguidos de alta
Após cinco sessões consecutivas de alta, o dólar à vista fechou em leve queda no mercado doméstico nesta terça-feira, 3, mas se manteve acima da linha de R$ 6,00. Embora com algumas trocas de sinal, a divisa operou em terreno positivo na maior parte do dia, firmando-se em baixa apenas na última hora de negócios,…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.