Jardim Noroeste deve receber primeira escola estadual de ensino integral em 2025

REE ampliará 12 mil vagas para escolas de período integral em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
escolas
Novo uniforme da REE (Divulgação, SED)

Faltam 16 dias para o fim do calendário escolar estadual em Mato Grosso do Sul. Para o ano letivo de 2025, a REE (Rede Estadual de Educação) prevê a inauguração da primeira escola estadual de ensino integral no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Ao todo, o Estado terá a ampliação de 12 mil novas vagas para o período integral, sendo a maior parte para o ensino fundamental.

Ainda sem nome, a escola será uma unidade de extensão, atendendo alunos da Escola E. Hércules Maymon, como explica o secretário de Estado de Educação, professor Helio Queiroz Daher. “É um pedido muito antigo da comunidade. Nossa expectativa é entregá-la entre março e abril. Não terá matrícula inicial agora, mas depois de inaugurada faremos a designação de vagas”.

Para o secretário, o calendário escolar fecha com metas atingidas, por exemplo, no índice de reprovação e evasão escolar. A meta para o próximo período será a conclusão de 50 novas escolas e entrega de 115 reformas.

“Entre as conclusões, são esperadas escolas em Ribas do Rio Pardo, Ponta Porã e uma indígena em Dois Irmãos do Buriti. Serão mais de 210 mil vagas oferecidas, dessas 220 unidades escolares são de período integral. A maior parte das vagas será para Campo Grande, contudo, 100% do Estado oferta o período integral”.

Redução de evasão escolar

Daher cita o projeto-piloto PAP-MS (Programa de Aprendizagem) será mantido no próximo ano. A iniciativa alia a educação com a qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, entre jovens de 14 e 24 anos matriculados e com bom desempenho educacional.

“Em Anaurilândia, por exemplo, nós ofertamos o ensino integral, mas não há grande adesão, pois é muito comum em cidades do interior o jovem querer trabalhar. Nós queríamos entender o motivo da evasão escolar e esse era um dos motivos. Nesse projeto-piloto, que deu muito certo, a escola oferece o estudo técnico para o primeiro emprego”.

Das 210 mil vagas disponíveis em 348 escolares presentes em todos os municípios, além de 120 extensões, a REE atende 190 mil estudantes. Segundo a SED, a oferta de vagas de tempo integral é oferecido em 61,2% das escolas. Com o aumento no número de vagas, o total de estudantes matriculados nessas turmas poderá chegar à marca de 52 mil.

Escola monitorada

Outro desafio para a gestão foi manter a segurança nas escolas após os episódios de violência e ataques à estudantes no Brasil. O programa “Escola Segura, Família Forte” permanece em 300 escolas da área urbana. Daher diz que é uma expectativa inserir câmeras de segurança em escolas da área rural e indígenas.

“O programa conseguiu contribuir muito bem para a segurança nas escolas. As câmeras estão instaladas nos corredores. Casos não são divulgados porque são controlados e amparos. Por exemplo, quando identificamos um comportamento agressivo, imediatamente o setor psicossocial é chamado. A família é chamada e o estudante recebe uma grande rede de apoio. Há um trabalho ativo nas escolas”.

Além do videomonitoramento, a SED alia a parceria com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), com ações preventivas de rondas policiais nas unidades de ensino.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Vacinação