O primeiro mês do ano foi atípico em Campo Grande, com chuvas abaixo do esperado e calorão. Janeiro é normalmente um mês de muita chuva, mas o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que a chuva em Campo Grande, no mês passado, ficou 59% abaixo do normal.

Considerando o histórico, eram esperados 225 mm de chuva em janeiro, mas o Inmet registrou apenas 92,6 mm no primeiro mês de 2024. A maior precipitação em 24h foi de apenas 19,4 mm, na manhã do dia 23 de janeiro.

Em compensação, o calor foi demais em janeiro. Com média de 32,2 °C, as temperaturas máximas fecharam o mês 1,5 °C acima da climatologia, que é de 30,7 °C. A maior temperatura do mês foi de 35,5 °C, registrada no dia 9.

Apenas 4 dias do mês tiveram temperatura máxima abaixo dos 30°C, sendo a menor de 28,2°C, dia 23. Em relação aos ventos, a maior rajada foi de 14,2 m/s (51 km/h), na tarde do dia quatro.

Clima em fevereiro

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que as chuvas devem ficar dentro da média em toda a região central de Mato Grosso do Sul. Mas nos municípios localizados nos extremos do Estado, deve chover menos que a média.

Já o calorão continua, com temperaturas acima da média em uma faixa horizontal de municípios, que vai de leste a oeste. O extremo oeste de Mato Grosso do Sul, onde está localizado o município de Porto Murtinho, deve ter calor bem acima da média, devido à influência do Paraguai.