Intenção de consumo e nível de compra das famílias de Campo Grande aumentam em outubro

Componente com maior reação foi a perspectiva de consumo, que está 5,9% maior que em setembro

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Compras no centro de Campo Grande. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O consumidor da capital de Mato Grosso do Sul está mais otimista em relação à economia. É o que indica o índice ICF (Intenção de Consumo das Famílias de Campo Grande), segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O índice aumentou em 0,7% em outubro, ficando em 109 pontos. O componente com maior reação foi a perspectiva de consumo, que está 5,9% maior que em setembro.

De acordo com o levantamento, 21,5% dos entrevistados informam estar comprando mais em outubro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Outros 36,9% mencionam ter reduzido consumo e 41,3% dizem que mantêm o consumo no mesmo patamar. 

Futuro

Já em relação à perspectiva de consumo para os próximos meses, 41,2% dos entrevistados acreditam que o consumo de sua família e da população em geral tende a ser igual ao ano passado.

Os que acreditam que o consumo será menor somaram 29,4% e os que acreditam que será maior, 27,9%.

“Também percebemos entre os consumidores que a avaliação do consumidor sobre o momento para a compra de bens duráveis melhorou, assim como o atual nível de consumo. Apesar disso, houve piora nos indicativos de avaliação do emprego e renda atual”, pondera a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira. 

Perspectiva profissional

O otimismo profissional também predomina. Ainda segundo o levantamento, 64,5% dos participantes acreditam que terão alguma melhora profissional nos próximos seis meses.

Em contrapartida, 25,7% não acreditam em melhora profissional para os próximos meses e 9,8% não responderam.

Crédito

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os entrevistados, 33,1% consideram que o acesso ao crédito está mais difícil, sendo que, no recorte por faixa de renda, famílias com menor poder aquisitivo apontam mais dificuldades. 

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