Pular para o conteúdo
Cotidiano

Indígenas da Aldeia Bororó constroem estufa para produção de mudas de vegetais agroecológicos

Iniciativa contou com o apoio de professores e estudantes da UFGD através do Projeto Cuidar
Marcos Morandi -
Estufa foi construída na casa do Seu Guilherme (Foto: Divulgação)

Com participações de professores e estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande) , indígenas da Aldeia Bororó, construíram a primeira estufa para produção de mudas de vegetais agroecológicos. O local escolhido foi a área da família do seu Guilherme. 

A iniciativa faz parte do Projeto Cuidar, que é voltado para a promoção da saúde com foco na prevenção ao abuso de álcool e outras drogas entre as comunidades da Reserva Federal de Dourados

A coordenadora do projeto Cuidar, professora Gicelma Chacarosqui, destaca que a estufa faz parte do eixo ‘Saúde que Vem da Terra’, orientado pela professora Zefa Valdivina Pereira.

Segundo ela, esse eixo visa resgatar práticas de agroecologia entre a comunidade indígena de Dourados, além de promover o protagonismo das mulheres e dos jovens nesse arranjo produtivo.

Hortas ecológicas

Em 2023, cerca de 30 famílias foram convidadas a conhecer e participar do projeto de hortas agroecológicas. A partir dessa atividade, iniciou-se a implantação de uma horta modelo em parceria com uma família da comunidade, cuja primeira colheita de alimentos aconteceu no final de abril de 2023.

 Atualmente, o projeto envolve quatro famílias cultivando hortas agroecológicas na Reserva Indígena de Dourados, sendo duas na Aldeia Bororó e duas na Aldeia Jaguapiru, além de 11 hortas agroecológicas familiares em outras áreas indígenas da região.

Essas hortas estão em produção, contribuindo para a segurança alimentar dos participantes e gerando renda com a comercialização do excedente. Estão sendo cultivadas hortaliças como alface, cebolinha, salsinha, tomate, repolho, rúcula, berinjela, abobrinha, coentro, couve, jiló, tomate-cereja, feijão, mandioca e batata-doce.
 

O eixo ‘Saúde que Vem da Terra’ também promoveu a formação de 54 professores e professoras de várias escolas indígenas de Dourados, e algumas dessas escolas tiveram hortas agroecológicas reativadas a partir do Projeto Cuidar. 

Produção de mudas

Localizada na Aldeia Bororó, a estufa representa um marco na produção sustentável, permitindo a multiplicação de espécies adaptadas ao clima local, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. “Essa estufa é mais do que uma estrutura física; ela simboliza o compromisso do projeto Cuidar com a promoção de uma agricultura que respeita o meio ambiente e valoriza a saúde das pessoas”, explica professora Gicelma Chacarosqui.
 

A produção inicial de mudas incluirá hortaliças como alface, couve, cebolinha, salsinha, entre outras, todas cultivadas seguindo os princípios da agroecologia. “Nosso objetivo é fornecer mudas saudáveis para que as famílias possam cultivar seus próprios alimentos, incentivando a autonomia e a sustentabilidade”, completou a professora.
 

A estufa também funcionará como um espaço de aprendizado, onde os participantes do projeto e a comunidade em geral poderão adquirir conhecimentos sobre técnicas de cultivo agroecológico.

A expectativa é que, ao longo do tempo, a iniciativa contribua para o aumento da produção de alimentos saudáveis na região, promovendo a saúde e o bem-estar das famílias envolvidas.
 

A professora Gicelma Chacarosqui aproveitou a ocasião para agradecer aos membros do projeto, que incluem mais de 60 estudantes e 20 servidores da UFGD.

Ela também e fez ressaltou o apoio do professor Márcio Barros, da FCS (Faculdade de Ciências da Saúde), que conseguiu a doação de materiais junto ao Rotary Clube Caiuás de Dourados.
 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos