Incêndio florestal se espalha sem controle e ameaça Projeto Jaguatiricas no Pantanal de MS
Coordenação pede ajuda para combater as chamas e salvar animais
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As chamas de um grande incêndio florestal chegaram na manhã desta segunda-feira (5) até a Fazenda San Francisco, onde ocorre o Projeto Jaguatiricas, próximo ao município de Miranda. A gestão do projeto usou as redes sociais para expressar preocupação com a fauna que vive na região, composta por diversos animais, principalmente as jaguatiricas do projeto.
O fogo se aproximava da área desde o fim da semana passada, mas no domingo as chamas atravessaram o Rio Miranda e invadiram a área da Fazenda San Francisco. Devido à intensidade do fogo, aliado ao calor, baixa umidade e vento, as chamas se alastraram rapidamente e seguem avançando.
“A fazenda tinha feito todos os aceiros possíveis, estava preparada na medida do que é possível, mas mesmo assim o fogo está intenso e com dificuldade de controle”, afirma o biólogo Henrique Concone, Coordenador Projeto Jaguatiricas e do Instituto Pró-Carnívoros.
O Projeto Jaguatiricas tem atualmente seis animais monitorados por colar e GPS, sendo três jaguatiricas e três lobinhos. “Na semana passada fizemos o monitoramento e é preocupante porque alguns desses animais costumam andar nessa área atingida pelas chamas. Fora toda a fauna local”, conta Henrique.
Na área da fazenda a estimativa é de 45 jaguatiricas, além de 40 espécies de mamíferos, 300 de aves, fora repteis e anfíbios. A fazenda precisa de ajuda para combater o fogo, tanto em equipes quanto em equipamentos. É possível entrar em contato com eles pela rede social.
MS tem 1,5 mil focos de incêndio em 4 dias de agosto
Como previsto por ambientalistas, agosto começou com estiagem e nível crítico para queimadas em Mato Grosso do Sul. São 1,5 mil focos de incêndios florestais em apenas quatro dias do mês no Estado, e 1,2 mil focos no Pantanal.
Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e mostram que só no último fim de semana, foram registrados 848 focos de queimadas no Estado. Dos primeiros quatro dias de agosto, domingo (4) foi o pior, com 419 focos de queimadas em um único dia.
Considerando o bioma Pantanal, os dados mostram 1.262 focos de queimadas registrados nos primeiros quatro dias de agosto. Corumbá é o município com maior registro de queimadas do país, sendo 27,7% dos focos deste ano.
Equipes combatem focos no alto Pantanal
Boletim do Governo do Estado de MS desta segunda-feira (5) mostra que as equipes de combate atuam em 7 focos de incêndios ativos e duas áreas de alerta. As condições climáticas severas e a dificuldade no acesso ao local complicam o combate.
Atualmente, são 106 bombeiros do CBMMS. Existe também o apoio efetivo de 34 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, 20 militares da LIGABOM, além de equipes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Estão à disposição das equipes 23 aeronaves dos Governos Estadual e Federal, sendo 12 “Air Tractor”, 10 helicópteros e 1 cargueiro KC390 Millenium.
A frota ainda conta com 7 caminhões, 6 embarcações, 44 caminhonetes do CBMMS e da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.