Um incêndio de grandes proporções atinge a Rua Padre Julião, no bairro Pioneira, em Campo Grande. As chamas avançam rapidamente e assustam os moradores, que temem que o fogo atinja um caminhão estacionado.

Conforme moradores, o incêndio começou na noite deste domingo (4), mas não se sabe o que teria iniciado o fogo. Com o avanço das chamas, muitos tentaram controlar o fogo por conta própria.

Além da fumaça, que já invade casas, vizinhos do local temem que o fogo atinja o caminhão estacionado próximo ao local incendiado. O dono do veículo mora próximo e estaria viajando, ou seja, ninguém consegue retirar o caminhão para outro local.

Por fim, os moradores afirmaram terem acionado o Corpo de Bombeiros, que ainda não compareceu ao local.

Com alta de incêndios, agosto será seco

Fielmente o mês de agosto é conhecido pelo clima seco e quente e, em 2024, a previsão é de massas de ar seco intensas que vão afugentar as chuvas em Mato Grosso do Sul. Além dos prejuízos à saúde, este tipo de clima agrava a situação dos incêndios florestais e urbanos.

A previsão do Climatempo é que o tempo seco continuará predominando na maior parte do Brasil, seguindo o que já está acontecendo nos últimos meses. Além disso, a tendência é que o calor aumente na região Centro-Oeste por conta da atuação mais intensa das massas de ar seco.

Beber bastante água, usar umidificador de ar e evitar horários muito quentes ao ar livre serão indispensáveis nesta época, já que a umidade relativa do ar despencará. Os riscos de queimadas também aumentam.

Influenciada pelas massas de ar seco, as chuvas ficarão abaixo da normalidade. A partir da segunda quinzena de agosto, uma nova massa de ar seco se estabilizará na faixa central do Brasil, intensificando ainda mais o cenário da seca no país.

O ar seco impedirá a formação de chuvas significativas, mantendo as temperaturas elevadas e a umidade do ar baixa, especialmente no Centro-Oeste. Ainda se esperam temperaturas acima da média nesta época.