Incab inicia capturas para monitoramento de antas na área urbana de Campo Grande
Equipes vão capturar animais para a instalação de colares de GPS e coleta de amostras biológicas
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Até o dia 15 de novembro, equipes da Incab (Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira) vão percorrer Campo Grande para captura, instalação de colares de GPS e coleta de amostras biológicas, para assim entender o estado de saúde dos animais que circulam pela área urbana.
O projeto do projeto Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas) dura 15 dias com o objetivo de monitorar a espécie diante do constante avistamento das antas “passeando” pela cidade.
A iniciativa possui duas armadilhas de caixa na região do Parque Estadual Matas do Segredo e já capturou dois indivíduos. “O projeto Antas Urbanas começou porque víamos frequentemente notícias na imprensa e recebíamos relatos sobre avistamento de antas em Campo Grande. Os locais em que estes avistamentos ocorriam, em alguns casos em regiões centrais da capital, foi o que mais nos chamou a atenção”, afirma a conservacionista e coordenadora da INCAB-IPÊ, Patrícia Medici.
Os moradores também podem colaborar com a pesquisa através dos relatos, ajudando no banco de dados ao avistar os animais circulando na área urbana.
Antas monitoradas
Das duas antas monitoradas, uma delas é carinhosamente chamada de “Duro de Matar”, um macho adulto de aproximadamente oito anos. Ele anda mancando e possui uma história de sobrevivência.
“Esta anta foi ferida em um cabo de aço de caçadores e, após ter sido encontrada e resgatada, foi tratada no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). Duro de Matar conseguiu se recuperar, mas as consequências desse grave ferimento que quase decepou sua perna ainda estão presentes e por isso ele manca. O macho foi monitorado pela equipe da INCAB-IPÊ por um ano.
A segunda anta capturada foi um macho sub-adulto nomeado de Morgado. Ambos os animais receberam exame físico geral, microchip de identificação, colar para monitoramento remoto e tiveram seus materiais biológicos coletados.
Ameaçada de extinção
Antas são ameaçadas de extinção e resistem em meio a arborização e natureza de Campo Grande. Contudo, estão sujeitas à contaminação por químicos, poluição e lixo; transmissão de doenças para antas expostas a seres humanos e animais domésticos; colisão veicular; caça; e, ataques de cachorros.
Em caso de avistamentos de antas, lembre-se que se trata de um animal silvestre que deve ser respeitado. Desfrute do privilégio do avistamento, mas tome os devidos cuidados, pois não se trata de um animal doméstico.
A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul e, quando se sente contida ou ameaçada, pode atacar, por isso não se aproxime. Não alimente o animal e impeça que outras pessoas façam isso.
Caso o animal esteja em um local que apresente riscos para si mesmo ou para a população, entre em contato com os órgãos responsáveis – Polícia Militar Ambiental, CRAS ou CETAS.
Além disso, você pode relatar seu avistamento para a INCAB-IPÊ. A informação será muito bem-vinda para as pesquisas em andamento. Entre em contato pelo WhatsApp (67-9-9189-7817) ou pelas redes sociais (@incab.brasil).
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Criminoso que participou de assassinato em briga generalizada foi morto em confronto com a polícia
O outro indivíduo envolvido no crime permanece foragido, embora também tenha se ferido durante a perseguição
PL que cria Programa Municipal da Pessoa com Câncer será discutido na próxima terça-feira
Se aprovada, a lei estabelecerá princípios e objetivos essenciais à proteção dos direitos da pessoa com câncer e à efetivação de políticas públicas de prevenção e combate ao câncer
Pedestre morre após ser atropelado por motorista de carreta que foge em Três Lagoas
Vítima chegou a ser socorrida na madrugada dessa sexta-feira (1º)
Com 561 votos, chapa ‘Por um Sinpol mais Forte’ vence eleição para diretoria em MS
Nova diretoria assume liderança do Sinpol-MS na gestão de 2025 a 2028
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.