Pular para o conteúdo
Cotidiano

Haja imunidade: Após dias chuvosos, tempo seco predomina em Mato Grosso do Sul

Tempo seco favorece aumento gradativo das temperaturas no fim de semana
Karina Campos -
tempo seco
Tempo seco em Campo Grande (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O sul-mato-grossense mal aproveitou o “clima europeu”, com e no início da semana, para enfrentar o aumento gradativo das temperaturas. O tempo seco predomina em Mato Grosso do Sul a partir desta sexta-feira (19).

No início da semana, algumas cidades ainda registraram volume considerável de chuva, com índices acima de 100 milímetros. Segundo o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, a chuvarada foi favorecida pela disponibilidade de umidade e pela atuação de cavados que antecedem a passagem da frente fria.

“Na quarta-feira (17), formou-se um ciclone extratropical na altura da Argentina e ; esse ciclone se desloca para o Oceano Atlântico e isso impulsiona o ar frio para o Centro-Oeste do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul. Com esse ar mais seco e frio, o tempo fica mais firme e estável”, explica.

Após a passagem da frente fria, as temperaturas caem para mínimas de 10°C, como em , a mais baixa do Estado e do ano até o momento. Entretanto, a sensação de friozinho será breve, pois as temperaturas voltam a subir ao longo do dia.

“A previsão indica que as temperaturas baixas tendem a ocorrer com a elevação gradual. No sábado (20), (há) frio pela manhã, mas com o ar mais seco, faz com que haja uma amplitude térmica maior; os raios solares vão aquecer rapidamente. Ou seja, teremos manhãs mais frias e, a partir das 12h, as temperaturas sobem”.

Quem gosta do frio terá até sábado para aproveitar, pois no domingo as mínimas voltam à média de 20 a 22°C, com máximas ultrapassando os 30°C.

Madrugada gelada

A madrugada foi gelada no Estado, principalmente na região sul. Amambai registrou mínima de 10,1°C, a menor de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira. Em seguida, está (12,7°C), Laguna Carapã (12,8°C), Juti (13°C), Bandeirantes (13,2°C) e Rio Brilhante (13,2°C).

Haja imunidade

A médica pneumologista Andrea Cunha explica que todos os extremos são nocivos ao corpo humano, entretanto, as variações bruscas no clima descompensam a imunidade, desencadeando ou agravando quadros clínicos.

“Os problemas maiores são as oscilações, de 15°C passa para 30°C, no dia seguinte está 20°C. Com essas oscilações bruscas nas temperaturas, as pessoas podem sentir com sintomas respiratórios, por exemplo, com a tosse, chiado, falta de ar, cansaço na respiração. Quando a temperatura está permanentemente alta, também exige cuidados, mas as oscilações são mais prejudicais”, detalha.

Portanto, blindar a imunidade é uma tarefa difícil no Estado, principalmente para pessoas diagnosticadas com problemas respiratórios. A pneumologista reforça que hábitos devem ser adotados tanto para predispostos às crises quanto aqueles que podem evitar inflamações ou infecções neste período.

“As pessoas precisam se hidratar, usar soro fisiológico nasal, cuidar mais da umidade. E como se faz isso? Se alimentando de forma adequada, fazendo atividade física periódica”, orienta a profissional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro moraes

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu o ‘Bruto’? Cãozinho que é alegria do pequeno Nicolas some no Zé Pereira

A família suspeita que um motoqueiro tenha levado o animal

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia