Pular para o conteúdo
Cotidiano

Há um mês em greve, professores promovem marcha em defesa da educação nesta segunda-feira

Professores das Universidades e Institutos Federais de MS estão em greve por recomposição salarial e melhorias nas condições de trabalho
Lethycia Anjos -
Greve UFMS
Greve UFMS (Divulgação, Adufms)

A greve dos professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) completou um mês no último sábado (1º) e segue com 68% dos docentes paralisados. Com o intuito de fortalecer o movimento grevista, os professores promovem nesta segunda-feira (3) a ‘Marcha em Defesa da Educação Pública Federal’, na Praça do Rádio, em .

Os professores reivindicam a recomposição salarial, ou seja, a correção dos salários conforme a inflação, além de melhorias nas condições de trabalho e na qualidade da educação pública.

O ato contará com a participação da Adufms, Aduf , Sinasefe, Sista, Sintef, IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e entidades estudantis. No local, os docentes prestarão esclarecimentos à sociedade por meio de panfletagem e discursos.

Presidenta da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Mariuza Guimarães, destaca que a greve será mantida até que haja uma proposta satisfatória por parte do Governo Federal. Nesta segunda-feira (3), o MEC (Ministério da Educação) deve anunciar uma nova contraproposta.

“Continuamos com o nosso movimento em defesa da universidade brasileira, com a nossa greve, entendendo que em breve o governo se sensibilizará com o nosso movimento e atenderá nossas reivindicações”, disse.

A última proposta apresentada pelo Governo inclui aumentos escalonados de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, resultando em reajustes acumulados entre 12,8% e 16,11% até maio de 2026. Contudo, para 2024, nenhum aumento está previsto, o que levou a categoria a rejeitar a proposta.

Vitor Sanches, representante do comando de greve do IFMS, reforça que o ato visa ampliar a mobilização.

“É a hora de nos mobilizarmos. O governo tomou uma atitude inadmissível assinando com o Proifes escondido. Temos que responder à altura. Por isso, devemos unir forças e lutar pelas nossas pautas em comum. Zero por cento não é proposta.”

Mais de 20 mil alunos afetados na UFMS

UFMS Campo Grande
UFMS Campo Grande (Aquivo, Midiamax)

Em Mato Grosso do Sul, a paralisação total pode afetar mais de 25 mil estudantes matriculados em 138 cursos da UFMS. A paralisação das aulas depende de cada curso, mas os docentes não têm obrigação de aderir à greve.

Além disso, o reitor Marcelo Turine criou um grupo de trabalho para tratar do movimento grevista dos professores, assim como realizado com o movimento de greve dos servidores técnico-administrativos.

Vale lembrar que, desde o dia 14 de março, servidores técnico-administrativos da UFMS pararam as atividades em ação nacional.

Em nota, a UFMS informou que a greve é um direito constitucional e a adesão é individual. No entanto, a instituição esclareceu que não haverá suspensão do Calendário Acadêmico de 2024 pela reitoria.

A greve dos professores, iniciada em 1° de maio, ocorre nove anos após a última paralisação da categoria em Mato Grosso do Sul. O movimento grevista nacional recebeu adesão de 39 instituições federais em todo o país, conforme levantamento do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após adiar votação, vetos à LDO são analisados na sessão da Câmara de Campo Grande

Focos de incêndio são registrados na Estrada Parque em Aquidauana

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Aos 70 anos, Ademilson conquista 1º no lugar no pódio da Volta UFMS

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Promotor quer multa de R$ 519 mil contra Pernambucanas por cobrança indevida em fatura de clientes

Últimas Notícias

Trânsito

Homem morre atropelado por carreta na BR-262

Testemunhas tentaram socorrer a vítima, mas o homem morreu no local do acidente

Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande intensifica monitoramento de acessos após sites fora do ar

Administração nega ataque hacker e garante que dados não foram comprometidos

Trânsito

Motociclista colide em bezerro e morre na MS-473, em Taqurussu

Rapaz tirou a CNH em fevereiro deste ano

Famosos

Influenciadora Mapoua choca ao anunciar morte do marido com foto de acidente: ‘Saudade’

Marido de Samara Mapoua, Pedro Henrique sofreu um grave acidente de carro e não resistiu aos ferimentos