Há três dias, estudantes tentam retornar a Campo Grande após torneio de robótica em Vitória

O retorno dos estudantes estava previsto para o dia 17 de dezembro, no entanto, o voo foi cancelado por overbooking

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Há três dias, 14 estudantes, duas professoras e um mentor de uma escola particular de Campo Grande enfrentam dificuldades para retornar à cidade após participarem do Torneio Brasil de Robótica em Vitória, no Espírito Santo.

O grupo, composto por alunos do Ensino Fundamental e Médio, havia se organizado para participar do evento nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. O retorno estava marcado para o dia 17, após um dia de descanso no dia 16. No entanto, ao chegarem ao aeroporto, acabaram surpreendidos com um overbooking e não puderam embarcar.

No overbooking, o passageiro é impedido de viajar, mesmo que tenha cumprido todos os requisitos para o embarque. Ele geralmente ocorre por conta de vendas de passagens além da capacidade da aeronave, substituição do avião ou questões técnicas. Assim, a companhia aérea, tentou dividir o grupo e alocá-los em voos de outras companhias, mas, como os estudantes são menores e estavam sob a responsabilidade dos professores, essa alternativa era inviável.

“O voo acabou remarcado para o dia seguinte, mas novos problemas surgiram. Após todos os passageiros embarcarem, a aeronave precisou ser desembarcada devido à falta de piloto disponível para o voo até Campo Grande. A falta de piloto também forçou o grupo que estava em Brasília a ficar lá no aeroporto”, explicou a assessoria de imprensa do colégio.

Como resultado, o grupo acabou novamente dividido. Dez pessoas conseguiram embarcar para Brasília, enquanto outros permaneceram em Vitória, aguardando nova solução para o retorno.

“O Colégio está dando o suporte para os pais aqui em Campo Grande. O diretor Administrativo os recebeu na manhã de hoje e a escola está mobilizada nesse apoio, aqui, através da direção, e no local, através dos professores que estão cuidando dos alunos”, esclareceu.

Até o momento, os estudantes ainda aguardam resolução, com parte do grupo em espera em Vitória, sem uma previsão clara de quando todos poderão retornar a Campo Grande. Os grupos estão em hotéis, com alimentação e transporte garantidos para retornarem ao aeroporto.

Mais de 5 horas de espera no chão do aeroporto

Conforme a mãe de uma das estudantes, que não foi a viagem, a situação já se arrasta desde o dia 17 de dezembro.

“Os adolescentes e professores saíram de Campo Grande para participar desse torneio e, desde então, estão tentando voltar. Os voos continuam sendo cancelados. Só hoje, eles já estão há mais de 5 horas dormindo no aeroporto”, relatou.

A situação dos estudantes tem gerado grande preocupação entre os pais. As autorizações judiciais para viagem já expiraram e, apesar dos esforços, os adolescentes continuam nos aeroportos, longe de casa.

Conforme a informação mais recente, o grupo que se encontra em Vitória tem voo confirmado para hoje, às 20h20 (horário local), enquanto o grupo em Brasília tem previsão de embarcar amanhã pela manhã em um voo da GOL, embora ainda não esteja confirmado.

Diante da incerteza e do desgaste emocional, os pais buscaram medidas legais para garantir o retorno seguro de seus filhos. Eles estão tentando entrar com uma medida cautelar junto ao Ministério Público para assegurar que o embarque aconteça dentro das próximas 24 horas.

Além disso, devido ao transtorno e risco de novos imprevistos, as famílias recorreram ao Conselho Tutelar para garantir que o grupo possa embarcar sem mais cancelamentos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Nota foi divulgada no perfil oficial do Instagram do colégio (Reprodução, Meta)
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo