Governo cria grupo de trabalho para implantar banco regional junto ao BRDE

O banco terá 51% de domínio do estado do Mato Grosso Sul e 49% de participação do BRDE

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou o decreto n° 16.499 que institui Grupo Estadual de Trabalho que vai planejar e implantar a Agência de Fomento de Mato Grosso do Sul. Na prática, o Estado terá um banco de financiamento de investimentos, em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

O GT será coordenado pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégia e será composto por secretários estaduais, chefe de gabinete e consultoria legislativa. O Grupo Estadual de Trabalho será coordenado pelo Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.

As atividades do Grupo Estadual de Trabalho deverão ser concluídas no prazo de 180 dias, permitida a prorrogação por igual período, por ato do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul.

Agência de Fomento

O encaminhamento para elaboração da Agência de Fomento ocorreu no dia 1º de agosto, durante encontro dos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) que contou com a presença dos governadores Eduardo Riedel (MS), Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Junior (PR) e Jorginho Mello (SC).

“Isso significa permitir ao Mato Grosso do Sul ter o seu próprio banco de financiamento, atender aos pequenos empresários, utilizar recursos do FCO e alavancar um volume significativo de recursos para o desenvolvimento econômico do Estado”, complementou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.

O banco terá 51% de domínio do estado do Mato Grosso Sul e 49% de participação do BRDE.