Situado na fronteira com o Paraguai e a Bolívia, Mato Grosso do Sul é um ponto estratégico para o crime organizado, especialmente para o tráfico e o contrabando. Em todo o Estado, a Polícia Federal conduz 922 inquéritos, o que representa 1,82% do total de 50.512 registros abertos em todo o país.

Esses dados estão disponíveis no novo painel ‘Dados Abertos’ da Polícia Federal. A ferramenta permite visualizar informações detalhadas sobre os inquéritos policiais, incluindo o tipo de crime e a origem da comunicação.

Em Mato Grosso do Sul, a maioria dos inquéritos em andamento está relacionada ao tráfico de drogas, com 127 registros, o que corresponde a 18,25% do total. Em seguida, aparecem os crimes de descaminho e contrabando, com 116 e 115 inquéritos, respectivamente. Juntos, esses três crimes representam 25% do total de inquéritos registrados no Estado.

No ranking dos inquéritos abertos, também estão incluídos crimes como lavagem de dinheiro (53 registros), uso de documento falso (53), estelionato (41), falsidade ideológica (37), organização criminosa (34), associação ao tráfico (33), armazenamento ou compra de pornografia infantil (31) e crime ambiental (26).

Painel interativo da Polícia Federal
Painel interativo da Polícia Federal – (Reprodução)

Maior parte dos inquéritos foram encaminhados pelo MPF

A comunicação dos inquéritos ocorreu predominantemente pelo Ministério Público Federal, com 247 registros. Em seguida, estão a Polícia Federal, com 218 registros; a Polícia Rodoviária Federal, com 92; e a Polícia Militar, com 64.

Além disso, o painel revela que há inquéritos comunicados por instituições públicas de ensino (7), órgãos de proteção ambiental (3), órgãos indigenistas (2), conselhos profissionais (6) e até Correios (4).

Quanto aos locais de tramitação, a maioria dos inquéritos está na Delegacia de Campo Grande, com 406 registros. Em seguida, aparece Ponta Porã, com 166 inquéritos em andamento; Naviraí, com 125; Três Lagoas, com 94; Dourados, com 68; e Corumbá, com 63 inquéritos abertos.

O novo painel de BI (Business Intelligence) tem o objetivo de aumentar a transparência, melhorar a eficiência e a prestação de contas à sociedade, ao mesmo tempo, em que mantém as precauções necessárias para preservar o sigilo das investigações em curso.

Novidade lançada nesta segunda-feira pela Polícia Federal – (Henrique Arakaki, Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.