Pular para o conteúdo
Cotidiano

Formados e desempregados: 92 aguardam há 1 ano nomeação em concurso da Guarda Municipal

Para fazer o curso de formação, muitos pediram demissão de empregos formais e agora 'se viram' para sobreviver
Priscilla Peres -
guardas municipais guarda gcm
Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande (Henrique Arakaki, Arquivo, Jornal Midiamax)

Há um ano, 388 candidatos concluíram o curso de formação para guardas municipais de , na esperança de se tornarem concursados em 2023. O ano e passou e os 92 estão desempregados, já que a nomeação não saiu mesmo tendo concluído o curso de formação. Segundo a prefeitura, não há previsão para que eles sejam chamados.

“Dia 10 de dezembro fez 1 ano que estamos formados e capacitados para assumir o cargo, mas desempregados. Passamos por muita coisa, por um curso que não foi fácil, tiramos do bolso para a formatura e só ficamos no prejuízo”, diz ao Jornal Midiamax uma das pessoas que aguardam nomeação.

Frustrados com a situação, eles alegam que em várias oportunidades ouviram da prefeita Adriane Lopes (PP) que todos os 388 candidatos seriam nomeados. Além disso, para fazer o curso de formação, muitos pediram demissão de empregos formais e agora “se viram” para sobreviver financeiramente.

“A expectativa foi maior por ouvir dela, que prometeu chamar todos até julho desde ano! O atual secretário de segurança Anderson Gonzaga nos garantiu que até julho todos nós estaríamos nomeados, desde então nunca mais fomos recebidos ou ouvidos por ele”, afirma aprovado que aguarda nomeação.

Impasse entre candidatos e prefeitura

O do concurso para guarda municipal de Campo Grande, previa chamar 276 candidatos aprovados no curso de formação. Porém, o número de pessoas que concluíram o curso de formação ultrapassou em mais de 100 as vagas previstas.

Com o curso de formação concluído, formatura realizada e depoimentos públicos da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes de que iria nomear todos, os candidatos estavam otimistas. “Tiramos dinheiro do bolso para a formatura”, diz candidata.

Porém, ao longo de 2023 os candidatos que ficaram de fora da nomeação dos 276, foram perdendo as esperanças. “Trabalhava em uma empresa privada, pedi as contas em março de 2022 para entrar no curso de formação que para completar foi adiado, depois tivemos problemas com pagamento da bolsa e por aí vai”, conta.

Decisão judicial beneficia candidatos

Decisão judicial determina que a Prefeitura de Campo Grande revogue os contratos temporários com agentes patrimoniais. Os cargos agora devem ser preenchidos por integrantes da Guarda Civil Metropolitana. O magistrado determinou que sejam anulados os contratos temporários celebrados entre a Prefeitura e os agentes de patrimônio.

Com isso, os profissionais serão dispensados e substituídos por servidores da Guarda Civil Metropolitana, no prazo de no máximo 90 dias, a partir do trânsito em julgado da sentença. A decisão é do dia 7 de dezembro e ainda não há parecer da Prefeitura.

A ação civil coletiva foi impetrada pela Associação da Guarda Municipal de Campo Grande, em abril de 2020. Na época, a informação é de que já havia mais de 400 agentes patrimoniais contratados, em cargos que deveriam ser ocupados pelos guardas.

O que diz a prefeitura?

Em nota ao Jornal Midiamax, a prefeitura de Campo Grande afirma que o concurso é válido por até quatro anos, com profissionais chamados de acordo com a necessidade do município.

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social informa que o Município já fez o chamamento das vagas previstas no edital, dos candidatos que concluíram o curso de formação para Guarda Civil Metropolitano 3ª classe, e os mesmos tomaram posse seguindo todos os trâmites exigidos e já se encontram atuando nas funções típicas do cargo. Em relação aos candidatos que finalizaram o concurso, mas ficaram fora das vagas previstas no Edital, de acordo com a regra comum aos editais e que também está previsto neste, o concurso é válido por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, o que permite, de acordo com a necessidade do Município, novos chamamentos“. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

bodoquena

Concurso polêmico de promotor do MPMS aprova 9 inscrições

Dourados discute direitos humanos e cidadania durante 3ª conferência

‘São tempos sombrios’, opina Vaz ao concordar com divergência do ministro Fux

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Suboficial é condenado por assédio contra aluna de curso da Marinha

Últimas Notícias

Brasil

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Deputados do PL planejavam votar moções em apoio ao Jair Bolsonaro

Famosos

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Bruce Willis teve um agravamento no quadro de saúde e não consegue mais se comunicar; entenda a situação do ator de Duro de Matar

Le Blog Maria Antonia

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

O evento será apresentado por Hugh Jackman e mantém seu foco tradicional em mobilizar ações contra a pobreza e promover justiça global

Polícia

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Suspeita usou faca para ameaças, mas arma não foi encontrada