Fogo em pátio da Receita Federal se alastra e deixa parte de dois bairros sem energia

Não se sabe a causa exata do início das chamas, se foi lixo acumulado no local ou bituca de cigarro 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Fogo em terreno no Jd. Veraneio (Foto: Valesca Consolaro, Midiamax).

Incêndio que começou no pátio da Receita Federal, em Campo Grande, por volta das 13h desta segunda-feira (7), se alastrou por outros terrenos da região, deixando parte dos bairros Vila Nascente e Jardim Veraneio sem energia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram necessários 4 mil litros de água para conter as chamas, que se alastraram rapidamente a partir da Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, e atingiram terrenos nas ruas Miguel Letteriello e São Judas Tadeu, nos bairros Vila Nascente e Jardim Veraneio. 

Conforme o sargento Villalba, do Corpo de Bombeiros Militar, não se sabe a causa exata do início das chamas, se foi lixo acumulado no local ou bituca de cigarro. 

Com o calor intenso e tempo seco, qualquer uma dessas hipóteses pode ter sido a causa do incêndio.

Explosão

Ainda segundo os bombeiros, houve uma explosão próximo à Receita Federal, o que os militares acreditam ser de um transformador, o que explicaria a falta de energia nos bairros. 

Veículos da concessionária Energisa já estão no local.

Resgate de animal 

Um jabuti foi socorrido pelos bombeiros. Criado no local e conhecido da região, o animal foi retirado do terreno devido às chamas e ficou aos cuidados da equipe da Receita. 

Apesar de as chamas ficarem bem altas e próximas ao prédio, não foi necessário evacuar a sede da Receita.

Além dos 4 mil litros de água usados pelos bombeiros, também foi usado o sistema de combate a incêndios da Receita Federal. 

Medo

Moradora de uma das ruas atingidas pelas chamas, a representante comercial Cláudia Mendonça, de 60 anos, ficou preocupada em ter sua casa atingida pelas labaredas. Ela viu o começo da fumaça e acionou os militares. 

“Fiquei com muito medo de chegar aqui porque eu vi que estava vindo pelos outros terrenos com o vento e a fumaça levando o fogo”, afirmou.

“Eu tenho uma grande área de vegetação no meu terreno e muitos vizinhos não limpam o terreno deles”, completou.

As chamas começaram por volta das 13h e se propagaram bem rápido pelo pátio da Receita e terrenos, mesmo alguns não sendo “colados” nos outros. No entanto, as chamas levaram as chamas.

Às 14h15, as chamas estavam todas contidas.

Concessionária emite nota

Em nota, a concessionária de energia explicou a situação. Confira a nota na íntegra:

“A Energisa informa que a interrupção no fornecimento de energia na Vila Nascente foi ocasionada por rompimento de cabo decorrente de incêndio em terreno baldio. Equipes da concessionária estiveram no local e, após 39 minutos da ocorrência, 94% dos clientes afetados foram restabelecidos. Os 95 clientes restantes tiveram a energia normalizada.

A empresa reforça a população para que mantenha distância e não faça intervenção na rede sozinho, nem se aproxime de cabos partidos, postes danificados. Dúvidas e/ou registros de ocorrências podem ser direcionados para os canais de atendimento da Energisa: 0800 722 7272; WhatsApp: (67) 99980-0698; e aplicativo Energisa ON.”

Matéria atualizada às 18h56 de 07/10/24 para acréscimo de posicionamento.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
enem