Fim do refresco: Temperaturas voltam a subir e umidade despenca em MS

Previsão indica que os termômetros podem alcançar 40°C

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sol
Calor e baixa umidade em todas as cidades (Ana Laura Menegat, Midiamax)

O ameno não durou muito em Mato Grosso do Sul, após a chuva e queda nas temperaturas durante o fim de semana. A partir desta segunda-feira (16), as temperaturas estarão em elevação em todos os municípios.

Entre segunda e terça-feira (17), previsão indica tempo mais fechado, com aberturas de sol e variação de nebulosidade. Na região sul e sudoeste do Estado há previsão de mais aberturas de sol. Ainda nesta segunda-feira, não se descartam pancadas de chuvas, principalmente nas regiões central e leste de MS.

“Essa situação ocorre devido a uma frente fria que está no oceano Atlântico juntamente com o deslocamento de cavados, associado ao avanço de um sistema de baixa pressão atmosférica”, detalha o relatório do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Nesse período, as temperaturas variam com mínima de 14 a 18°C e máximas entre 22 e 28°C para as regiões sul, sudeste e leste do Estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 16 e 23°C e máximas entre 25 e 32°C. Já nas regiões bolsão e norte, são esperadas mínimas entre 17 e 23°C e máximas entre 28 e 35°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 17 e 19°C e máximas entre 26 e 28°C. Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante sul e giram para o quadrante leste com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Calor extremo

Já entre quarta (18) e quinta-feira (19), a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. Essa situação ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, favorecendo o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul.

O destaque é que nestes dias as temperaturas voltam a ficar acima da média, podendo atingir de 37 a 40°C, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, com valores entre 10 e 30%.

Estão previstas mínimas entre 16 e 20°C e máximas entre 27 e 36°C para as regiões sul, sudeste e leste do Estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste, esperam-se mínimas entre 25 e 28°C e máximas de 35 a 40°C. Já nas regiões bolsão e norte são esperadas mínimas entre 19 e 25°C e máximas entre 36 e 40°C. Em Campo Grande, mínimas entre 21 e 24°C e máximas entre 33 e 36°C.

Os ventos atuam entre o quadrante leste e norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Chuva retorna

“Entre quinta e sexta-feira (20) o avanço de cavados em médios níveis da atmosfera, aliado ao intenso transporte de umidade e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica deverá favorecer aumento de nebulosidade e probabilidade para chuvas e tempestades, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado”.

Conteúdos relacionados