Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Esse ano foi o ápice’: Seca de 2024 em MS atinge os níveis mais extremos em 50 anos, afirma biólogo

Pesquisa mostrou que Pantanal foi o bioma que mais secou ao longo dos anos no Brasil
Fábio Oruê -
seca
Rio Paraguai (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O Pantanal sul-mato-grossense sofre com as queimadas que já destruíram mais de 600 mil hectares do bioma em 2024. Esses incêndios, segundo autoridades e especialistas, são agravados pela seca severa que assola Mato Grosso do Sul.

O biólogo e diretor-presidente a ONG Ecoa, André Luiz Siqueira, atua há quase 20 anos no Pantanal de Mato Grosso do Sul na região de e afirma que em 2024 a seca pegou os pesquisadores de surpresa.

“De uns anos pra cá, [as baias] têm perdido muita, muita água. Elas ficaram décadas sem secar. Décadas! Então, agora estão secando e o que assustou o pessoal é que muito mais cedo do que o nível que ela chegou hoje. A ‘secura’ que chegou em junho, deveria ser a partir de agosto”, explica ao Jornal Midiamax.

Vídeo postado pela ONG mostrou peixes agonizando até a morte em uma baía hidrográfica que virou apenas um lamaçal por conta da seca extrema.

Ciclos de cheia e seca

Segundo André, antes de 1974 os ciclos de estiagem no Pantanal eram muito mais profundos. Entretanto, o cenário era outro. “A ocupação do solo era muito diferente antes de 1960. Então, o que a gente fez, os impactos, as ações antrópicas tornaram os impactos em grandes ciclos de secas, como a gente vem provavelmente enfrentando”, afirma.

Os efeitos do La Niña e El Niño também interferem diretamente no clico da seca em MS. Entretanto, em 1974, o Pantanal enfrentou uma cheia que deixou grande parte do bioma permanentemente alagada.

seca
Peixes agonizaram até a morte (Reprodução, Ecoa)

“Nosso Pantanal começou a secar de novo em 2019; 2017 foi a última grande cheia regular que nós tivemos”, afirma André. De 1975 para cá, o Estado viveu ciclos de cheias regulares. Assim, o biólogo destaca os anos de 2006, 2011 e 2014 como ‘extraordinárias’ para o Pantanal.

“De lá para cá sempre se mantinha em níveis muito bons e com isso você também mantinha o Pantanal. É umidade no campo e não tínhamos incêndios. E aí, 2018 a gente começa a baixar bem; 2019 a gente já entra numa situação muito ruim de nível de rios”, relembra à reportagem.

Secas extremas

Segundo o biólogo, de 2018 até 2021 a seca piorou muito. “2021 foi extremamente seco; até acho que mais que 2020, se [não] me engano, só que em 2021 já tinha queimado tudo; não existia biomassa para queimar”, cita o biólogo, relembrando os grandes incêndios florestais que marcaram o Pantanal em 2020.

André explica que a biomassa cresceu em 2023 com algumas chuvas regulares, mas lembra que houve queimadas em novembro e dezembro por conta da onda de calor. “Esse ano acho que foi o ápice, por conta dos níveis muito baixos [de umidade], muita biomassa e secura absurda, com calor também tenso”, explica ao Jornal Midiamax.

seca
Porto geral em (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Pantanal: o bioma que mais secou

Segundo pesquisa do MapBiomas Água divulgada nesta semana, em relação ao tamanho do próprio bioma, o Pantanal foi o que mais secou ao longo da série histórica, que cobre o período entre 1985 e 2023.

A superfície de água anual (pelo menos 6 meses com água) em 2023 foi de 382 mil hectares – 61% abaixo da média histórica. Houve redução da área alagada e do tempo de permanência da água. No ano passado, apenas 2,6% do bioma estava coberto por água. O Pantanal responde por 2% da superfície de água do total nacional. 

O ano de 2023 foi 50% mais seco que 2018. Naquele ano, a água no Pantanal já estava abaixo da média da série histórica, que compara com os dados desde 1985. “Em 2024, nós não tivemos o pico de cheia. Então, o ano registra um pico de seca, que deve se estender até setembro. O Pantanal em extrema seca já enfrenta incêndios de difícil controle”, ressalta Eduardo Rosa, do MapBiomas.

seca
Nível do Rio Paraguai (Divulgação, Ecoa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Condenado por agredir a mãe, filho de Nicolas Cage não será preso; entenda

Cinco comerciantes foram selecionados (Foto: Divulgação, prefeitura)

Dourados divulga lista de comerciantes de pescados para Festa da Páscoa

Felipe Neto tinha intenção de criticar autoritarismo e divulgar audiolivro (Foto: Reprodução)

Felipe Neto desmente pré-candidatura à Presidência da República; vídeo foi jogada de marketing

Com sete mortes confirmadas, casos de dengue chegam a 2.445 em MS

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

Últimas Notícias

Cotidiano

Minha Casa Minha Vida vai financiar imóveis até R$ 500 mil; veja simulação

A faixa 4 vai poder financiar imóveis de até R$ 500 mil, com benefícios do programa social

Cotidiano

Salário dos servidores municipais de Campo Grande está disponível para saque

O salário pago aos servidores corresponde a folha de pagamento do mês de março

Trânsito

VÍDEO: Motorista perde controle, derruba árvore e bate em poste de avenida de MS

Um rapaz de 18 anos foi socorrido

Polícia

VÍDEO: Homem é preso após perseguir mulher até delegacia depois de fazer ameaças em MS

Como forma de intimidar a vítima, o homem começou a trafegar em um carro na frente da Delegacia de Polícia