Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escola estadual aproveita celebrações juninas para trabalhar inclusão de alunos com deficiência

Coordenadora escolar afirma que inclusão sempre foi tema importante na escola
Liana Feitosa -
Alunos durante quadrilha junina da escola (Reprodução).

Tradicional nesse período do ano, as comemorações juninas foram a oportunidade encontrada por uma escola para tratar de um assunto que é de todas as épocas: a inclusão. Na Escola Estadual Professora Doris Mendes Trindade, localizada em , a 130 km de , teve celebração e dança para todas as idades e para toda diversidade de público, inclusive PCDs (pessoas com deficiência).

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, a professora Cristina Lúcia, a unidade escolar sempre teve a tradição de promover a festa junina para toda a comunidade. 

“A escola Dóris tem 37 anos e em toda a sua história sempre teve como tradição promover a festa junina para toda a comunidade. É um evento cultural bem importante aqui na comunidade em que ela está inserida, não só com as atrações culturais, como também a praça de alimentação é bem forte aqui”, contextualiza a professora. 

Mesmo sendo um tema que parece atual, ela explica que inclusão sempre foi algo importante na unidade. “A escola sempre teve esse cuidado, mesmo quando a inclusão ainda não era tão falada e tão divulgada. A escola sempre teve essa preocupação que, todos os estudantes que quisessem, tivessem a oportunidade de participar”, detalha.

Um dos destaques deste ano foi uma aluna cega do ensino médio e outra aluna cadeirante, que é aluna do projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem). 

Alunas PCDs com professora (de preto) da Escola Estadual Profª Dóris Mendes Trindade (Reprodução).

“A professora que preparou toda a coreografia da festa também participou da dança, e de maneira especial, dançou com a filhinha de apenas 2 anos, usando um sling”, conta.

Outras iniciativas

De acordo com a coordenadora, a questão é considerada prioridade na escola porque também a instituição oferece “sala de recurso multifuncional, que é um apoio, uma ajuda para os alunos com algumas deficiências”, detalha.

“Então, até por isso, a escola ainda tem um olhar ainda mais aguçado para esses estudantes, e aí essa preocupação de que eles estejam inseridos, estejam felizes na escola”, finaliza.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), os sistemas de ensino devem “promover mudanças em sua organização, a partir do projeto político pedagógico das escolas, de modo que possam oferecer um atendimento educacional com qualidade a todas as crianças, eliminando barreiras atitudinais, físicas e de comunicação.” 

A orientação do ministério é que as políticas educacionais das instituições de ensino estejam voltadas para a “eliminação de todas as formas de discriminação, de modo que os alunos possam participar plenamente das ações pedagógicas e sociais da escola, centradas nas diferentes formas de aprender e conviver.” 

“Não é só questão de tendência, não é nem modismo, mas é uma questão de humanidade e de educação mesmo, a inclusão dos alunos com deficiência”, finaliza a coordenadora. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Últimas Notícias

Esportes

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Depois do contundente 8 a 0 sobre o Vitória, a torcida do Flamengo esperava nova exibição contra o oscilante Grêmio neste domingo, no Maracanã. Mas a equipe gaúcha resistiu e arrancou um empate, por 1 a 1, com gol do goleiro Tiago Volpi

Trânsito

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Idoso morreu após 35 dias de internação em Campo Grande

Polícia

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

A investigação apontou que donos de postos de combustíveis foram ameaçados de morte por integrantes da facção

Cotidiano

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Uma garoa tímida caiu sobre alguns bairros de Campo Grande, como o Centro, Jardim Caiçara e o Jardim Seminário