Campo Grande é famosa pela quantidade e, também, diversidade de bichos que transitam pelas ruas da cidade. Nas vias da Capital Morena é possível encontrar, além de pets, capivaras, quatis, porcos-espinhos, tamanduás e até mesmo cobras.

Com tantos animais transitando, os atropelamentos também acabam fazendo parte desse misto de cotidiano urbano com a rica fauna local. Mas você sabe o que fazer se encontrar um animal morto em via pública?

Essa é uma dúvida muito comum, até mesmo porque a resposta depende de outra questão: onde o animal foi encontrado? Segundo o major Diego Ferreira, Subcomandante do 1º BPMA (Batalhão da Polícia Militar Ambiental), a responsabilidade da coleta depende de onde o bicho está.

Animal atropelado (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

“É necessário acionar quem tem a competência e isso muda conforme o local. Se for em via pública, dentro da área urbana, poderá ser a Solurb, ou o CCZ [Centro de Controle de Zoonoses]. Se for em rodovia, será a concessionária responsável pela administração, ou o DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes]”, explica.

Embora a Polícia Militar Ambiental receba muitos chamados para retirada de animais mortos, o major esclarece que o órgão não se encarrega desses serviços. “Não temos competência sobre a retirada de animais mortos”, enfatiza.

Já em casos de animais silvestres vivos, a PMA deve ser acionada.

Solurb ou CCZ?

Conforme a Prefeitura de Campo Grande, a Solurb faz a coleta e cremação de animais de pequeno porte provenientes do Centro de Controle de Zoonoses e de área urbana. Nesses casos, capivaras também são de responsabilidade da Solurb. Já os animais de grande porte, como bovinos e equinos, são recolhidos pelo CCZ.

A Prefeitura ressalta que tanto a Solurb quanto o CCZ não se responsabilizam pela coleta de animais silvestres.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.