Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em pior junho da história, Mato Grosso do Sul registra mais de 2,4 mil focos de incêndio

Especialistas afirmam que foram pegos de surpresa, mas pior está por vir
Priscilla Peres -
Brigadistas atuam nos focos de incêndio (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

começa a última semana de junho com o registro de 2.481 focos de incêndio até o dia 23. O montante é o maior número já registrado em junho e se iguala a dados de agosto de 2020, por exemplo, quando as queimadas tomaram proporções históricas.

Os dados de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram o que o Jornal Midiamax viu in loco na semana passada. Equipe de reportagem esteve em Corumbá, cidade com maior número de focos de incêndio do país, e viu de perto a devastação deixada pelas queimadas.

Com os dados até 23 de junho, Mato Grosso do Sul tem média de 107 focos de queimadas por dia no mês. acumula 2.141 focos de queimadas em 2024, sendo a cidade do país com maior número de focos.

Os números do Pantanal são similares. São 2.363 focos de incêndio em junho e o final de semana foi de muito fogo no bioma. No dia 23, foram registrados 165 focos, outros 256 focos no dia 22 e ainda 213 no dia 21 de junho.

Números em tempo real do sistema Alerta do de MS apontam para 3.973 focos de calor ativos em cinco municípios. São 12,9 mil hectares queimados em um único dia e 107 mil hectares consumidos pelas chamas em 60 dias.

Fumaça tomou conta de Corumbá

Fumaça é vista de longe (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Brigadistas que atuam em um grande incêndio na entrada de Corumbá informaram ao Jornal Midiamax que na vegetação há uma condição que intensifica a formação de fumaça, que tomou conta da cidade.

A parte subterrânea tem vegetação seca, mas a parte de cima ainda é de vegetação verde, que aumenta o fumaceiro. A fumaça branca é vista de longe. O foco fica às margens do Rio e corumbaenses assistem tristes à queimada. Além disso, o vento ajuda a levar a fumaça para a cidade.

“Eu sei que é prejudicial, mas o brigadista só vai sair do campo quando controlar a situação”. O relato do chefe de Brigada Pantanal do Prevfogo, Anderson Thiago é o retrato da realidade enfrentada por 39 brigadistas que combatem os incêndios do Pantanal atualmente. Calor, baixa umidade, fogo e fumaça dia e noite.

O Pantanal está em chamas, com 1.729 focos de incêndios em junho no Mato Grosso do Sul e 250 focos em apenas um dia. Desde janeiro de 2024, pesquisadores alertam para o período de estiagem no Pantanal, mas o fogo chegou antes do que as equipes de combate esperavam.

Pior está por vir

Profissionais envolvidos no monitoramento dos incêndios no Pantanal alegam terem sido ‘pegos de surpresa’ com o avanço das chamas nesta época do ano. Isso porque, historicamente, o fogo costuma ter o ápice em agosto e setembro.

Porém, com a situação da forma que está – com Corumbá encoberta por fumaça, centenas de animais mortos e mais de 200 mil hectares do Pantanal consumidos pelas chamas –, a descrença em um futuro próximo mais ameno é inevitável.

Reportagem do Jornal Midiamax percorreu o trecho de 450 km entre e Corumbá na quinta-feira (20), rumo ao Pantanal sul-mato-grossense, e acompanhou o trabalho dos brigadistas, rotina da população corumbaense e o avanço do fogo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo goleia para assumir 3ª colocação do Brasileiro Feminino

Motorista de caminhonete é baleado por ladrões em tentativa de assalto

Ciclista morre em acidente envolvendo carreta bitrem

Lideranças políticas de MS participam da Marcha dos Prefeitos

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Com 259 casos confirmados em Campo Grande, distrito de Anhanduí enfrenta epidemia de dengue

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova projeto sobre reajuste salarial de servidores

O texto agora vai para o Senado

Polícia

Grupo de WhatsApp com ataques racistas à estudante vira caso de polícia em Campo Grande

Caso foi denunciado na delegacia

Polícia

Motorista que levava 37 Kg de cocaína de Campo Grande a São Paulo é preso na BR-262

Os agentes abordaram um Citroen C3, na BR-262

Brasil

Motta anuncia formalmente grupo de trabalho da reforma administrativa

Os detalhes do GT começaram a ser ajustados na reunião de líderes