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Cotidiano

Em dia de Black Friday, Procon-MS alerta: ‘Você precisa disso?’

Compra consciente é dica de ouro para aproveitar a Black Friday
Karina Campos, Liana Feitosa -
Comércio atrai consumidores com promoções (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O comércio de começa esta sexta-feira (29) atraindo o consumidor com a tradicional . O secretário-executivo do (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), Antônio José Angelo Motti, diz que a principal dica para evitar frustração é a compra consciente: “Você precisa disso?”

A secretaria começou ações de fiscalização e lista de orientações desde setembro. O trocadilho da “black ” e os alertas rotineiros sobre as expectativas de promoções deixam o consumidor atento.

Neste ano, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) publicou o Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday. Além disso, a pasta expediu um documento com regras para a organização empresarial, onde há o direito de indicar a evolução do preço, assim, evidenciando a vantagem na compra.

Segurança nas compras on-line

Motti ressalta que muitos sites têm origem estrangeira, sem contato no Brasil, o que dificulta o contato entre cliente e empresa. O consumidor deve prestar atenção:

  • Ícone do cadeado sinaliza quando uma conexão é segura e protegida por HTTPS.
  • Notar se o link termina com .br, o br indica que o site é brasileiro.
  • Logos e layout falsificados.
  • Verificar redes sociais autenticadas.

“Normalmente, nas redes sociais, você é motivado a entrar no link de um site que não existe no Brasil, está hospedado em outro país. Então, faz o pagamento para um ser que não conhece, não tem CNPJ, um site sem segurança. Se o preço é muito baixo, desconfie. Não existe milagre, ninguém vai te dar um produto de graça, colocar um preço menor do que ele pagou”.

O secretário explica que na Black Friday, geralmente, o lojista oferece produtos em estoque, material parado e a data facilita a comercialização. “Não se iluda com propagandas falsas. Antes de comprar, pense: eu preciso disso?”

Denuncie

O consumidor que se sentir lesado ou flagrar irregularidades podem denunciar através do site do Procon-MS ou pelo telefone 151.

Também é possível registrar reclamações no Gov.br e Reclame aqui.

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