Buscando diminuir os descartes de resíduos nas ruas e terrenos da cidade, a Prefeitura de Campo Grande inaugurou, nesta segunda-feira (8), o 1° Ecoponto Itinerante na Associação de Moradores do Jardim das Perdizes. A ação se estenderá até este sábado (13).
O Ecoponto Itinerante é destinado à coleta de diversos tipos de resíduos, como recicláveis, materiais da construção civil, eletrônicos, móveis sem utilidade, galhos e podas. A ideia é atender áreas de difícil acesso e mais distantes dos pontos fixos de descarte.
Segundo Mara Calvis, educadora ambiental da Solurb, um caminhão já foi utilizado para retirar os primeiros materiais coletados. Só de segunda a terça, 3.380 toneladas de resíduos foram descartadas pelos moradores.

Para que o projeto fosse bem-sucedido, uma semana antes, equipes da Solurb estiveram no bairro fazendo panfletagem e instruindo os moradores sobre o que poderia, ou não, ser descartado no Ecoponto. Dessa forma, todos tiveram tempo hábil para separar os resíduos e fazer a distribuição correta.
“Todo lixo descartado incorretamente reverbera na saúde pública. Se você sujar aquilo que é onde eu vivo e convivo com as pessoas, pra dar certo esse equilíbrio, dependemos de cada um, de cada cidadão fazendo sua parte, como faxina no quintal e trazendo os resíduos aqui para nós”, conta Mara.
O Ecoponto funciona das 8h às 18h. No dia 13, o funcionamento será das 8h às 12h. Contudo, o Ecoponto tem um limite de descarte de 1m³ por dia e por CPF, exceto para os materiais recicláveis.
O que pode descartar no Ecoponto?
- Eletrodomésticos
- Eletroeletrônicos
- Móveis
- Entulhos de construção
- Galhos e podas
- Recicláveis
- Óleo de cozinha
- Latas de tintas vazias
O Ecoponto não recebe itens como pilhas, baterias, lâmpadas, pneus, telhas de amianto e latas com resto de tinta.
Além do Ecoponto Itinerante, em Campo Grande existem outros 5 fixos, nos bairros: Panamá, Noroeste, Nova Lima, União e Moreninha.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.