Dourados terá quatro postos de saúde em funcionamento durante 12 horas por dia
Os atendimentos, segundo a prefeitura, devem iniciar na segunda quinzena de março
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partir da segunda quinzena de março, Dourados passará a ter quatro postos de saúde em funcionamento por 12 horas ininterruptas. As unidades estão localizadas em regiões diferentes: Jóquei Clube, Parque do Lago II, Idelfonso Pedroso e jardim Maracanã e terão atendimento das 7 às 19 horas.
A medida foi anunciada pelo prefeito Alan Guedes e o secretário municipal de Saúde, o médico Waldno Lucena Junior. Segundo eles, município está prestes a contratar mais 31 profissionais de saúde para atender ao programa InovaAPS, de atenção à saúde primária.
Trata-se de uma iniciativa que está sendo desenvolvida em parceria com a Fiocruz e o Ministério da Saúde. Dourados será o terceiro município do país, após Rio de Janeiro e Campo Grande (MS), a implantar o programa de ampliação de horário de funcionamento.
“Muitos trabalhadores só podem ir ao posto em horário de almoço ou final de tarde e essas quatro unidades vão ser referência”, diz o secretário de saúde. A expectativa é que o novo horário passe a funcionar a partir de 22 de março, data de aula inaugural dos profissionais contratados ao programa.
Atendimento noturno
Outras medidas também serão colocadas em prática, mas a partir de abril, e o horário de atendimento noturno dos postos Seleta, no Jardim Flórida, e Santo André, no bairro que lava o nome do posto. Eles atenderão normalmente das 7h às 11h e das 13h às 17h, com diferencial que reabrirão das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira.
As duas unidades não serão referência para urgência e emergência no período noturno. Esse tipo de atendimento, a administração municipal, continuará sendo prestado na UPA.
“A Seleta e o Santo André vão realizar os mesmos serviços já feitos durante o dia, ou seja, de rotina à atenção primária à saúde. Vão aplicar vacina, realizar pré-natal, vai atender o público hipertenso e diabético, fará troca de receita, tudo o que é feito durante o dia”, explica Waldno Lucena Junior, que é médico especialista em Medicina de Família e Comunidade.
Os atendimentos noturnos nessas duas unidades farão parte de outro programa, o Saúde na hora, do Governo do Estado, que trata da implantação do horário estendido de funcionamento das USF (Unidades de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde).
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Justiça nega terceiro pedido de Claudinho Serra para tirar tornozeleira em ação por corrupção
Vereador do PSDB é réu por chefiar esquema de corrupção em Sidrolândia
Ministério da Saúde estabelece R$ 12,8 milhões em recursos para Atenção Especializada em Dourados
Publicação consta no Diário Oficial da União
Mulher de Faustão expõe situação delicada da saúde do apresentador; entenda
Após passar por dois transplantes de órgãos, Faustão ainda não está com a saúde 100% recuperada; saiba detalhes do quadro do apresentador
Agora é lei: Manter cachorros e gatos acorrentados em Dourados pode gerar multa de até R$ 3 mil
Medida foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Alan Guedes (PP)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.