O rompimento da barragem ao lado do loteamento de luxo Nasa Park, localizado na divisa entre Campo Grande e Jaraguari, na manhã desta terça-feira (20), pode ser considerado um ‘desastre ambiental’. A afirmação é de Alcides Faria, diretor do Ecoa (Ecologia e Ação).

“O que aconteceu hoje pode ser considerado um desastre ambiental. As imagens são impressionantes, mostrando que uma grande quantidade de água estava represada. Seria de 20 hectares a lamina d’água total. A enxurrada que destruiu a estrada certamente seguiu causando danos em seu trajeto”, afirmou o diretor.

O diretor afirma que o rompimento causou muitos danos, já verificáveis, como a visível erosão. “Você tem todo um conjunto de ecossistemas estabelecidos ao longo do caminho percorrido pela enxurrada e a violência das águas e a lama certamente os destruiu”, afirmou.

Represa não estaria licenciada

nasa park
Lago ficava em condomínio de luxo (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Localizado na BR-163, o loteamento possuía um lago artificial que, por sua vez, mantinha uma barragem para contenção das águas. Nesta manhã, com o rompimento, uma enxurrada devastou a área vizinha, invadindo a pista da rodovia e também propriedades rurais.

O diretor do Ecoa, Alcides Faria, levantou a questão. “Estaria devidamente licenciada a construção da barragem?” Segundo o Corpo de Bombeiros, o loteamento onde está localizado lago não possui licença atualizada.

O lago pertenceria a um empresário que não mora no condomínio de luxo, mas impôs taxa mensal de R$ 400 para que moradores do loteamento fizessem uso da represa.

O Jornal Midiamax tentou contato com a empresa que administrava o lago, agora seco, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.