Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dengue em MS: Confirmações aumentam 116,4% em uma semana, com 2 mortes em investigação

Foram mais de 800 casos prováveis em uma semana, chegando a 2.816, e acréscimo de um óbito em investigação. Confirmações subiram de 310 para 671 positivos no mesmo período
Guilherme Cavalcante -
Arquivo, Midiamax

O Boletim Epidemiológico da dengue referente à semana 6 deste ano, publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (15), traz 2.816 casos prováveis de dengue, um aumento de 36,8% nas em apenas uma semana.

Já em relação aos casos confirmados de dengue, o aumento foi de 116,4%, considerando os 310 registros da semana 5 e os atuais 671 da semana 6. Os óbitos também dobraram e agora a SES investiga duas mortes.

O documento também amplia para 10 o total de municípios de MS com alta incidência de dengue, considerando os casos prováveis. São eles: Aral Moreira, paranhos, Sete Quedas, Costa Rica, , Laguna Carapã, Chapadão do Sul, , Brasilândia e Tacuru.

Somente as cidades de Ribas do Rio Pardo, Glória de Dourados, Inocência, Juti, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Sonora e Taquarussu ainda não notificaram casos prováveis da doença, até esta edição do boletim, que considera dados até o último dia 10 de fevereiro.

Os casos prováveis de dengue até a sexta semana epidemiológica apontam que 20,83% das notificações são referentes a pessoas entre 20 e 29 anos, seguidas por pessoas entre 30 e 39 anos (18,06%), crianças e adolescentes entre 10 e 19 (15,40%); e adultos entre 40 e 49 anos (13,09%). A maior parte dos pacientes é de mulheres (53,2%), com 46,8% das notificações referentes a homens.

Clique AQUI para conferir o boletim na íntegra.

Vacinação é exclusiva para crianças

A campanha de vacinação contra a doença está exclusiva para crianças de 10 a 11 anos em razão da doença ser mais agressiva para crianças desta faixa etária. A expectativa é que conforme mais doses do imunizante cheguem ao Estado, as faixas etárias sejam ampliadas.

A vacinação começou no domingo (11) após a chegada de 69 mil doses da vacina Qdenga no Estado. O de vacinação contra a dengue segue nesta terça-feira (13) em Campo Grande. A cidade recebeu 24.639 doses da vacina Qdenga para imunizar crianças de 10 e 11 anos.

80% dos focos da dengue estão nas casas

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), 80% dos focos estão dentro das residências e a população precisa ficar atenta para eliminar a fonte do vetor das doenças.

O ciclo de reprodução do mosquito é rápido, de aproximadamente oito dias. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou uma reunião em 7 de fevereiro com representantes dos órgãos estaduais e instituições parceiras. No encontro, foi tratado sobre o estado de alerta em saúde pública e a necessidade de às residências para garantir a eliminação dos criadouros.

“Em primeiro lugar nós precisamos informar a população que mais de 80% dos focos positivos estão nas residências. Caixa d’água, calhas, latinhas, lixo doméstico, oriento para que não deixando nenhum lugar com água acumulada. É muito importante que neste momento os moradores compreendam a necessidade e mantenham a casa livre de mosquito. Vamos eliminar toda a água parada, assim estaremos eliminando o mosquito e evitando a doença”, explicou o coordenador estadual de controle de vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bodoquena

Concurso polêmico de promotor do MPMS aprova 9 inscrições

Dourados discute direitos humanos e cidadania durante 3ª conferência

‘São tempos sombrios’, opina Vaz ao concordar com divergência do ministro Fux

Suboficial é condenado por assédio contra aluna de curso da Marinha

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo vai agradar amantes da MPB no Parque das Nações

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Jovem morre em hospital um mês após sofrer acidente de motocicleta em MS

Últimas Notícias

Famosos

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Bruce Willis teve um agravamento no quadro de saúde e não consegue mais se comunicar; entenda a situação do ator de Duro de Matar

Le Blog Maria Antonia

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

O evento será apresentado por Hugh Jackman e mantém seu foco tradicional em mobilizar ações contra a pobreza e promover justiça global

Polícia

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Suspeita usou faca para ameaças, mas arma não foi encontrada

Brasil

Líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

Segundo a polícia, ele era o único integrante que estava foragido