Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dengue em MS: Confirmações aumentam 116,4% em uma semana, com 2 mortes em investigação

Foram mais de 800 casos prováveis em uma semana, chegando a 2.816, e acréscimo de um óbito em investigação. Confirmações subiram de 310 para 671 positivos no mesmo período
Guilherme Cavalcante -
Arquivo, Midiamax

O Boletim Epidemiológico da dengue referente à semana 6 deste ano, publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (15), traz 2.816 casos prováveis de dengue, um aumento de 36,8% nas notificações em apenas uma semana.

Já em relação aos casos confirmados de dengue, o aumento foi de 116,4%, considerando os 310 registros da semana 5 e os atuais 671 da semana 6. Os óbitos também dobraram e agora a SES investiga duas mortes.

O documento também amplia para 10 o total de municípios de MS com alta incidência de dengue, considerando os casos prováveis. São eles: , paranhos, Sete Quedas, Costa Rica, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Chapadão do Sul, Rochedo, Brasilândia e Tacuru.

Somente as cidades de Ribas do Rio Pardo, Glória de Dourados, Inocência, Juti, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Sonora e ainda não notificaram casos prováveis da doença, até esta edição do boletim, que considera dados até o último dia 10 de fevereiro.

Os casos prováveis de dengue até a sexta semana epidemiológica apontam que 20,83% das notificações são referentes a pessoas entre 20 e 29 anos, seguidas por pessoas entre 30 e 39 anos (18,06%), crianças e adolescentes entre 10 e 19 (15,40%); e adultos entre 40 e 49 anos (13,09%). A maior parte dos pacientes é de mulheres (53,2%), com 46,8% das notificações referentes a homens.

Clique AQUI para conferir o boletim na íntegra.

Vacinação é exclusiva para crianças

A campanha de vacinação contra a doença está exclusiva para crianças de 10 a 11 anos em razão da doença ser mais agressiva para crianças desta faixa etária. A expectativa é que conforme mais doses do imunizante cheguem ao Estado, as faixas etárias sejam ampliadas.

A vacinação começou no domingo (11) após a chegada de 69 mil doses da vacina Qdenga no Estado. O de vacinação contra a dengue segue nesta terça-feira (13) em Campo Grande. A cidade recebeu 24.639 doses da vacina Qdenga para imunizar crianças de 10 e 11 anos.

80% dos focos da dengue estão nas casas

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), 80% dos focos estão dentro das residências e a população precisa ficar atenta para eliminar a fonte do vetor das doenças.

O ciclo de reprodução do é rápido, de aproximadamente oito dias. A Coordenadoria Estadual de e Defesa Civil realizou uma reunião em 7 de fevereiro com representantes dos órgãos estaduais e instituições parceiras. No encontro, foi tratado sobre o estado de alerta em saúde pública e a necessidade de visita às residências para garantir a eliminação dos criadouros.

“Em primeiro lugar nós precisamos informar a população que mais de 80% dos focos positivos estão nas residências. Caixa d’água, calhas, latinhas, lixo doméstico, oriento para que não deixando nenhum lugar com água acumulada. É muito importante que neste momento os moradores compreendam a necessidade e mantenham a casa livre de mosquito. Vamos eliminar toda a água parada, assim estaremos eliminando o mosquito e evitando a doença”, explicou o coordenador estadual de controle de vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ruas de rio: Chuva de 15 minutos deixa vias alagadas em bairro de Campo Grande

Abertas disputas da Copa Brasil de Tênis de Mesa em Campo Grande com 445 atletas inscritos

STF suspende julgamento sobre serviços funerários em São Paulo; entenda

Cirurgiões dos EUA testam com sucesso transplante de rim de porco em humano

Paciente é submetida a cirurgia para retirar rim de porco após quatro meses com o órgão

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Homem é morto após ameaçar policiais com machado no interior de MS

Últimas Notícias

Brasil

Motorista que matou jovens na faixa de pedestre acumulava 71 pontos na CNH

Testemunhas alegaram que Brendo estava participando de racha

Cotidiano

Chuva intensa volta a alagar Avenida dos Cafezais em frente a posto de saúde

Situação foi registrada no ano passado e Prefeitura alegou que iria verificar o necessário para solucionar o problema

Política

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Luiz Eduardo Auricchio Bottura, de 48 anos, foi localizado pela polícia após cinco meses do mandado de prisão em aberto

Polícia

‘Agredido’ e ‘puxado pelo braço’: Vendedor ambulante denuncia vigilante de supermercado

O vigilante em sua versão alega que o comerciante não possui autorização da gerencia para praticar tais vendas no local