De guarda-chuva a capa: estudantes tentam de tudo para fugir da água na chegada ao Enem

A prova é realizada em todo Brasil e em MS, mais de 51,1 mil estudantes se inscreveram

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Previsão de chuva 'lavou a alma' de candidatos do Enem neste domingo (3) | (Henrique Arakaki, Midiamax)

Os estudantes que chegaram após a abertura dos portões para a realização da prova no 1° dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apostam de guarda-chuva a lona plástica para ‘correrem’ da água da chuva neste domingo (3) em Campo Grande. A prova é realizada em todo Brasil e em MS, mais de 51,1 mil estudantes se inscreveram.

O Midiamax flagrou candidatos com capa de chuva e correndo para baixo de abrigos para se proteger das pancadas de chuva. Apesar da previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), muitos foram pegos de surpresa e contaram com a ajuda de outros candidatos para se abrigarem.

O ‘mar de guarda-chuvas’ tomou a entrada da Uniderp, localizada na Ceará. Os portões foram abertos às 11h e vai fechar ao meio dia, horário de Mato Grosso do Sul.

(Henrique Arakaki, Midiamax)

Estudantes palpitam tema de redação do Enem

A prova de redação é aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, mais a dissertação argumentativa. Na entrada do dia de prova, estudantes palpitaram sobre o que poderá ser o tema da redação.

O quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, já possui palpites sobre o possível tema a ser abordado na prova. “A expectativa para esse ano até que está boa, mas a ansiedade está a mil, então atrapalha bastante. Toda vez é a mesma preocupação com o tema da redação”, descrevem.

Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de Inteligência Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do Brasil. “Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.

Conteúdos relacionados