Pular para o conteúdo
Cotidiano

Conselho deve acompanhar e avaliar prestação de serviços públicos estaduais

Conselho será formado por oito representantes dos usuários de serviços públicos e oito representantes do Executivo Estadual
Osvaldo Sato -
Serviços públicos (Foto: Foto Ilustrativa, AGEMS)

A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) abriu nesta quinta-feira (1.º) o processo para formar a primeira composição do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos. O objetivo deste conselho é integrar a sociedade na participação, visando o acompanhamento e na avaliação das obrigações estaduais. 

O órgão colegiado deve ser de caráter consultivo e paritário. Na sexta-feira, a equipe responsável abriu as inscrições para o processo seletivo de conselheiros. São 16 vagas disponíveis para membros titulares, sendo oito representantes dos usuários de serviços públicos e oito representantes do Poder Executivo Estadual. Além disso, há vagas para 16 suplentes. Os mandatos são de dois anos.

Além de ser maior de 18 anos, alfabetizado e residir em Mato Grosso do Sul, o candidato precisa declarar que é usuário do serviço público. Não pode ocupar cargo, emprego ou função pública. Vínculo com concessionária ou permissionária de serviços públicos também não são permitidos. Não pode estar condenado penalmente; e, ainda, que está em situação regular perante a Justiça Eleitoral.

Atribuições do conselheiro

De acordo com a Lei Federal n.º 13.460, de 26 de junho de 2017, a Lei considera o exercício da função de conselheiro como serviço público relevante e não remunerado. Entre as competências da função estão a participação na análise de qualidade e efetividade dos serviços públicos; efetivação de proposições de melhorias; contribuição na definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário; e avaliação da atuação dos responsáveis pelos serviços de ouvidoria.

Além disso, o Conselho deve permitir um feedback sobre os problemas enfrentados por quem precisa acessá-los. As propostas de melhorias serão avaliadas e terão a viabilidade de implementação verificada pelo gestor público.

Para isso, a atuação dos conselheiros pode contemplar a realização de enquetes e contribuições na definição de diretrizes. Para mais informações e candidaturas, acesse a página do Conselho de Usuários no site da CGE-MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

VÍDEO: Três são executados enquanto almoçavam na fronteira em Ponta Porã

‘É desnecessário que países europeus comprem petróleo da Rússia’, diz Mark Rutte, da Otan

VÍDEO: Cachorro é agredido pelo dono e jogado várias vezes na carroceria de picape após fugir

Notícias mais lidas agora

Dona de bar na 14 de Julho é presa em operação contra tráfico em Campo Grande

ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa de Vôlei e entrou na rota dos jogos nacionais?

alems deputados reajuste

Obras em prédio causaram queda de energia na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Centro em Ação’: encontro para discutir melhorias para o centro de Campo Grande ganha nova data

Evento iria ser realizado em agosto, mas foi adiado pela prefeitura

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra expansão da silvicultura e Três Lagoas se destaca em levantamento

Segundo dados da PEVS 2024, o município ocupa 2° lugar no ranking de crescimento de produção

Brasil

Câmara aprova transferir capital do Brasil para Belém durante COP30

Transferência é simbólica e projeto segue ao Senado

Cotidiano

Escola Plínio Mendes: meio século de ensino inclusivo e musical no Guanandi

Por trás da entrada, há uma imensa escola que atende 1.087 alunos em 20 salas de aula