O Conselho de Administração da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) elegeu o novo diretor-presidente da organização, o professor Alvaro Toubes Prata, que tomará posse em 1º de agosto de 2024. Formado em Engenharia Mecânica, Prata foi ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Embrapii é uma organização social com o objetivo de fomentar a inovação na indústria em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial. Para isso, possui dezenas de unidades em todo o País.

Em Mato Grosso do Sul, a unidade é a AGROTEC- Bioeconomia no Agronegócio, vinculada à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e credenciada para atuar na área de Tecnologias Aplicadas. Dentre as sublinhas de atuação estão Tecnologia de alimentos; Bioinsumos; e Tecnologias para a sustentabilidade do agronegócio.

A unidade conta com três laboratórios com equipamentos diferenciados e complementares: Laboratório de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas (LPPFB);
Unidade de Tecnologia de Alimentos (UNITAL); e Fazenda Escola (FAMEZ). Todos eles estão disponibilizados para atender empresas de pequeno, médio e grande porte que atuam com produtos e processos que garantam a sustentabilidade da cadeia produtiva.

Perfil do novo diretor-presidente

Entre 2012 e 2018, Prata integrou o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde ocupou os cargos de secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, e secretário executivo.

Com vasta experiência acadêmica, Prata recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classe Grão-Cruz) e o Prêmio Anísio Teixeira em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento das instituições educacionais, científicas e tecnológicas no Brasil. É membro titular das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Engenharia.

O Conselho de Administração da empresa também deliberou a designação do especialista em gestão de inovação e políticas públicas, Guilherme Coutinho Calheiros, para uma das três diretorias da EMBRAPII. As mudanças ocorrem em um momento de amplo crescimento da Embrapii, que completou 10 anos no ano passado.