Com umidade do ar abaixo do indicado, Sesau emite alerta sobre impactos na saúde

Há, pelo menos, uma semana, Campo Grande vem enfrentando baixa umidade do ar, variando entre 20% e 12%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tempo
Tempo quente e seco em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Com a umidade relativa do ar abaixo do indiciado e onda de calor, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) emitiu um alerta na manhã desta quinta-feira (5), sobre os impactos causados na saúde. Há, pelo menos, uma semana, Campo Grande vem enfrentando baixa umidade do ar, variando entre 20% e 12%.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30% já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.

Com a baixa umidade do ar, alinhada a onda de calor, e temperaturas acima da média, a Sesau alerta para os impactos na saúde como tosse seca, dificuldade de respirar, cansaço, dor e ardência nos olhos, nariz e garganta, rouquidão, dor de cabeça, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Conforme o alerta, a Secretaria Municipal afirmou que segue um plano de contingência para esses períodos e orienta às unidades de saúde e à população. “É preciso sempre manter água limpa e fresca à disposição, ande sempre com um copo ou garrafa, fique atento aos sinais de superaquecimento como tonturas, náuseas, pulso rápido, pele seca e quente”.

Contudo, a Secretaria pede uma atenção às crianças, idosos e pessoas com comorbidades para os sinais de desidratação, como boca seca, urina concentrada e suor excessivo. Além disso, os animais também precisam ser mantidos em local com sobra e circulação de ar.

Alerta renovado para Mato Grosso do Sul

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta vermelho de perigo para a baixa umidade do ar e onda de calor. Foram renovados quatro alertas e, entre os mais severos, estão os de umidade do ar abaixo dos 12% e calor de 5ºC acima da média.

O calor extremo e o tempo seco devem ser temporários. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há o avanço de uma nova frente fria, a partir de quarta-feira (4), que favorece uma leve queda nas temperaturas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

jardim canguru natal crianças