Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com seca histórica, oito cidades de MS não registraram chuvas nos primeiros 15 dias de julho

Em todo o Estado, 31 cidades registraram chuvas abaixo da média histórica
Lethycia Anjos -
Seca
Seca na margem do Rio Negro (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O período de estiagem segue impactando Mato Grosso do Sul. Nos primeiros 15 dias de julho, oito cidades não registraram chuvas, contribuindo para a seca histórica vivenciada no Estado. Ao todo, 31 cidades apresentam índices de precipitação de chuva abaixo da média histórica, enquanto apenas 13 ficaram acima da média.

No balanço, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) analisou os dados de precipitação acumulada no Estado, a partir de três fontes distintas:

  • Satélite do produto Merge/Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
  • Estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação)
  • pluviômetros automáticos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e da ANA (Agência Nacional das Águas)

Entre as cidades que seguem em estiagem estão: , Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Cassilândia, Costa Rica, Camapuã e Sonora.

Conforme os dados do Merge/INPE, na metade norte do Estado, as chuvas ficaram abaixo da média histórica e não houve ocorrência de chuvas nos primeiros 15 dias de julho. Na metade sul do Estado, os acumulados de chuvas variaram entre 30-60 mm. Os maiores acumulados de chuvas ocorreram na região sudeste do estado, com valores entre 50-60 mm.

Já nas estações meteorológicas do Inmet da Semades e da Embrapa Agropecuária Oeste, além dos pluviômetros automáticos do Cemaden e da ANA, ao se comparar os dados de chuva acumulada nos primeiros 15 dias de julho com as médias históricas mensais, observa-se que os 13 municípios analisados registraram chuvas acima da média histórica.

Em 31 municípios, as chuvas ficaram abaixo da média histórica. Conforme o balanço, o maior acumulado foi registrado em , com 75,4 mm, representando 67% acima do esperado para todo o mês de julho.

Chuva acumulados
Acumulados de chuva (Divulgação)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista foge e abandona carro com 976 Kg de maconha na BR-376

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

O animal mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa até 41 kg

Brasil

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

O julgamento virtual começou na semana passada e não tem data para ser retomado

Mundo

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Remontou à guerra do Paraguai (1864-1870)

Cotidiano

Familiares procuram por Vanessa Rebeca que desapareceu em Três Lagoas

Familiares procuram por Vanessa Rebeca de 12 anos que desapareceu no Bairro Vila Piloto em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (04). A mesma possuí autismo e faz uso de remédios controlados. Caso alguém tenha visto a Vanessa, favor entrar em contato com a mãe, Kenia, pelo 67 99184-4244 ou … Continued