Com seca histórica, oito cidades de MS não registraram chuvas nos primeiros 15 dias de julho

Em todo o Estado, 31 cidades registraram chuvas abaixo da média histórica

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Seca
Seca na margem do Rio Negro (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O período de estiagem segue impactando Mato Grosso do Sul. Nos primeiros 15 dias de julho, oito cidades não registraram chuvas, contribuindo para a seca histórica vivenciada no Estado. Ao todo, 31 cidades apresentam índices de precipitação de chuva abaixo da média histórica, enquanto apenas 13 ficaram acima da média.

No balanço, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) analisou os dados de precipitação acumulada no Estado, a partir de três fontes distintas:

  • Satélite do produto Merge/Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
  • Estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação)
  • pluviômetros automáticos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e da ANA (Agência Nacional das Águas)

Entre as cidades que seguem em estiagem estão: Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Cassilândia, Costa Rica, Camapuã e Sonora.

Conforme os dados do Merge/INPE, na metade norte do Estado, as chuvas ficaram abaixo da média histórica e não houve ocorrência de chuvas nos primeiros 15 dias de julho. Na metade sul do Estado, os acumulados de chuvas variaram entre 30-60 mm. Os maiores acumulados de chuvas ocorreram na região sudeste do estado, com valores entre 50-60 mm.

Já nas estações meteorológicas do Inmet da Semades e da Embrapa Agropecuária Oeste, além dos pluviômetros automáticos do Cemaden e da ANA, ao se comparar os dados de chuva acumulada nos primeiros 15 dias de julho com as médias históricas mensais, observa-se que os 13 municípios analisados registraram chuvas acima da média histórica.

Em 31 municípios, as chuvas ficaram abaixo da média histórica. Conforme o balanço, o maior acumulado foi registrado em Maracaju, com 75,4 mm, representando 67% acima do esperado para todo o mês de julho.

Chuva acumulados
Acumulados de chuva (Divulgação)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados