Capital do ecoturismo em Mato Grosso do Sul, o município de Bonito, a 297 km de Campo Grande, é considerado um dos melhores destinos do mundo e referência no segmento de ecoturismo, é o que indica a pesquisa da Revista Tendências do Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo.

A pesquisa realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, mostra que a cidade está entre os 10 destinos turísticos mais desejados pelos brasileiros em viagens nacionais neste ano. Além de ter sido eleita a melhor opção de destino sustentável para viajantes LGBTQIAP+.

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bonito é um destino altamente segmentado, por isso, aparecer em tendências no mercado geral do turismo é algo gratificante.

“Temos feito um trabalho constante, com estratégia, continuidade e parceria com o trade turístico. Isso têm colocado cada vez mais o destino na prateleira dos operadores e agências e, claro, no desejo de consumo dos brasileiros”, ressalta.

Bonito foi o oitavo destino turístico que mais despertou interesse nos brasileiros em 2023. Os primeiros lugares ficaram para Salvador (BA), seguido por Fernando de Noronha (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

O município de Mato Grosso do Sul foi o único a aparecer na lista e recebeu a nota 5,6 de uma escala que vai de zero a dez, em que zero indicava “nada” e dez representava “muito”. O levantamento também considerou Bonito como o 11º destino turístico mais conhecido do país, com a nota 4,0. As capitais Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis (SC) lideraram o ranking.

Mato Grosso do Sul, contudo, não apareceu tão bem nas pesquisas. O Estado na região Centro-Oeste ficou na 21ª colocação entre as unidades da federação mais visitadas no verão pelos brasileiros (entre quem irá viajar nos próximos três meses dentro do Brasil) e na lista de estados brasileiros mais cogitados para viajar nos próximos 12 meses.

Melhor destino sustentável para turistas LGBTQIAP+

Praça principal da cidade
Praça principal da cidade (Divulgação)

Para 2024, o Viaja Bi, 1º blog de viagem LGBTQIA+ do Brasil, elegeu Bonito o melhor destino sustentável para viajantes LGBTQIAP+ ao conceder o ‘Prêmio Viaja Bi!’

“Uma conquista é que o Prêmio Viaja Bi! (do portal UOL), escolheu Bonito como o Melhor Destino Sustentável, dentre os Melhores Destinos LGBTQIA+ para 2024”, completa Wending.

A premiação, realizada há três anos, incluiu neste ano, a categoria “Melhor Destino Sustentável”- sugerida no ano passado por júri especializado em turismo e viajantes experientes – que contribuíram com sua opinião por terem conhecimento e/ou um olhar específico sobre as tendências no turismo LGBTQIA+.

Recorde de visitantes em 2023

Bonito
Atrativos de Bonito (Divulgação)

Em 2023, o município de Bonito registrou recorde de visitantes, com mais de 313,3 mil turistas e 909,6 mil visitantes aos atrativos turísticos da cidade, considerado a Capital do ecoturismo do Estado.

No ano passado, os números bateram o maior público desde 2015, conforme dados do relatório do OTEB (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito), coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau, divulgado esta semana.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento estão os eventos geradores de fluxo turístico – culturais, esportivos e de negócios – realizados durante o ano com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundtur.