Com onda de calor, MS ‘ferve’ e tem cidade mais quente do Brasil

Três municípios do Estado registraram temperatura máxima superior aos 38ºC

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Tempo (Allice Rodrigues, Jornal Midiamax)

Sob influência de uma forte onda de calor que pode deixar as temperaturas, em média, até 5ºC acima do normal, Mato Grosso do Sul é o estado mais quente do Brasil nesta segunda-feira (11). Os dados são das estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Com isso, Jardim bateu recorde de temperatura no dia, com 38,4ºC e foi a cidade mais quente do país. Na segunda posição, outra cidade de MS empatou: Maracaju marcou 38,2ºC, mesma máxima registrada no município de Pão de Açúcar, em Alagoas. Corumbá completa o ‘pódio’, com 38,1ºC.

Onda de calor em MS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou até sexta-feira (15) o alerta de onda de calor emitido para 70 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Além disso, o aviso meteorológico foi classificado com grau de perigo iminente à saúde.

Conforme publicado, pelos próximos quatro dias a temperatura estará até cinco graus acima da média e pode passar dos 40°C em diferentes cidades do Estado. A condição climática está válida até às 18h do dia 15.

Neste período, a recomendação é beber bastante água e evitar exposição ao sol, especialmente nos horários mais quentes do dia. O Corpo de Bombeiros (telefone 193) estará em alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas ao calor intenso.