Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com feriado de Divisão do Estado, confira o que abre e fecha nesta sexta-feira em Campo Grande

Com o feriado de Divisão do Estado, o comércio e os serviços públicos funcionam em horário diferenciado
Lethycia Anjos -
olimpíadas horário estendido
Centro de Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul celebra nesta sexta-feira (11) os 47 anos da divisão do então estado de Mato Grosso. A data, considerada feriado estadual, antecede o Dia de Nossa Senhora Aparecida, neste sábado (12) e garante um feriado prolongado para a maioria dos trabalhadores.

Neste ano, a tradicional “semana do saco cheio” foi mais curta, mas ainda assim afetou o funcionamento dos serviços públicos e do comércio em . Para facilitar a organização, o Jornal Midiamax preparou uma lista com os principais serviços disponíveis durante o feriadão.

Confira o abre e fecha do feriado

Comércio

Entre a quinta-feira e o sábado (12), a -MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS) informou que o comércio da Capital pode funcional normalmente. O horário de trabalho será das 9h às 18h, exceto para lojas dos shoppings, com intervalo mínimo intrajornada de uma hora.

A decisão que permite o funcionamento do comércio foi estabelecida em Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo Campo Grande, afiliado da Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

No entanto, para abrir as portas, os comerciantes devem cumprir normas. Sendo o gerente sindical da federação, Fernando Camilo, os empresários que optarem pelo funcionamento do comércio devem compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma , a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias.

Além disso, as empresas devem informar em até cinco dias antes ao sindicato laboral, por escrito e com pagamento de R$ 22 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos. A cláusula correspondente pode ser acessada na Convenção Coletiva de Trabalho – Comércio de Campo Grande.

Ônibus

Conforme a Agetran (Agência Municipal de Transporte e ) no feriado estadual, os ônibus seguirão o plano funcional de sábado. As linhas 244, 322, 417, 418, 419, 422, 424 e 426 operam normalmente para atender às necessidades das indústrias.

Já no feriado do dia 12, as linhas operarão conforme o plano funcional de domingo e feriados, com exceção da linha 515, que seguirá o plano de sábado.

Governo do Estado

Em 2024, Mato Grosso do Sul não terá a tradicional Semana do Saco Cheio nos seus moldes já há tanto tempo conhecidos pela população do Estado. Com os feriados dos dias 11 e 12 de outubro caindo numa sexta-feira e sábado, o feriadão perderá força.

Anualmente, Mato Grosso do Sul aproveita a proximidade das datas do feriado pela criação do Estado, em 11 de outubro, e do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, para promover paralisação em órgãos públicos, entidades, autarquias e fundações.

Prefeitura

A Prefeitura alterou a comemoração do Dia do Servidor e ‘semana do saco cheio’, assim, o servidor ganha um dia a mais de volta. Logo, o recesso do município será do dia 10 ao 13, retornando as atividades na segunda-feira.

Segundo o Município, o decreto não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população. Portanto, o expediente segue normal nos CRSs (Centros Regionais de Saúde 24h), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), serviços de limpeza e coleta de lixo domiciliar.

Correios

As agências funcionam normalmente até a quinta-feira, suspendendo as atividades no feriado de Divisão do Estado. O serviço volta as atividades normais na segunda-feira (14).

O atendimento de pós-venda será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat. O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será no dia útil, a partir das 8h.

Mercados e supermercados

Na sexta e sábado os supermercados de Campo Grande poderão funcionar normalmente, respeitado o direito à folga compensatória de cada trabalhador.

A assessoria jurídica da AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) reforça a importância dos municípios do interior o estado observarem as determinações dos Sindicatos locais, Fetracom ou da Fecomércio-MS.

“A AMAS ressalta que a abertura dos municípios está vinculada as orientações das Convenções Coletivas e Acordos Coletivos de cada região”.

Casa da Saúde

A Casa da Saúde segue a portaria do Governo do Estado. Sem atendimento no feriadão. As atividades voltam no próximo dia útil.

Delegacia

Todas as delegacias de Campo Grande funcionam normalmente até a quinta-feira. Já no feriado, o funcionamento acontece apenas na 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.

Judiciário

Por enquanto, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não acompanhou a mudança do feriado, sendo assim, os servidores trabalham normalmente no dia 10, com recesso apenas no dia 11. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CPNU: prazo para candidatos da lista de espera manifestarem interesse é prorrogado

Deputado pede que plantão de R$ 200 na Delegacia da Mulher de Campo Grande seja reajustado

Trump e Starmer discordam sobre discussão de criação de Estado palestino

Tribunais com atuação em MS se unem para criar comitê de atenção à população de rua

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Pesquisa revela que dois terços das bacias hidrográficas estão em desequilíbrio

Últimas Notícias

Polícia

Mãe é presa após criança de 9 anos ser encontrada abandonada em casa insalubre em Campo Grande

Residência era extremamente bagunçada e suja, segundo a polícia

Política

Zé Teixeira diz ter ‘99% de chance’ de se filiar ao PL em MS e aguarda janela partidária

Deputado deve deixar o PSDB, que tenta se reorganizar para sobreviver

Esportes

Brasil é eliminado do Mundial de Clubes ainda na fase de grupos

Esse é o pior resultado do time em um Mundial de Clubes

Política

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Levantamento online quer mensurar "quantas mil pessoas" desejam a destituição do grupo empresarial bilionário que comanda o transporte coletivo