Com chuvas escassas, Mato Grosso do Sul tem quatro rios com nível abaixo do normal
A situação mais crítica é do rio Paraguai na estação de Porto Esperança
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A falta de chuvas tem impactado no nível dos rios de Mato Grosso do Sul. Atualmente quatro rios analisados pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) estão com o nível fora da normalidade, com situação de estiagem registrada em três estações.
A situação mais crítica é do rio Paraguai na estação de Porto Esperança, onde o nível está em 9 centímetros, sendo que 35 centímetros na região já é considerado estiagem. Os rios Miranda/Aquidauana e Pardo também apresentam quadros de estiagem, conforme dados da Sala de Situação.
Considerando a média histórica de março, são 10 pontos de quatro rios do Estado em situação abaixo da normalidade e tendência de queda no nível. Os dados da Sala de Situação também mostram pouco volume de chuva em Mato Grosso do Sul nos últimos dias, sendo o rio Taquari, em Coxim, a única estação que registrou mais de 10 mm de chuva nos últimos quatro dias.
Situação em fevereiro
Em fevereiro, foi observado acumulado de chuva acima do esperado em quatro das 13 estações com dados no mês. As estações que registraram maiores acúmulos de precipitação foram Porto Murtinho e Miranda, representando 225,8% e 237%, respectivamente, do esperado para o mês. Outras quatro estações apresentaram valores próximos à média histórica, sendo essas: São José do Piquiri, Ladário, Palmeiras e Cassilândia.
Vale ressaltar também que o El Niño está com alta intensidade nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março (segundo o Inmet) e isso pode afetar diretamente a taxa de chuva, fazendo com que seja menor do que o esperado.
As estações Porto Esperança, Porto Murtinho, Aquidauana e Cassilândia apresentaram níveis de estiagem em fevereiro. Porto Esperança se manteve assim o mês inteiro, as outras estações saíram do nível de estiagem com o passar dos dias. Coxim apresentou níveis de alerta boa parte do mês, mas seguiu sua faixa de normalidade.
Os rios Paraguai, Aquidauana/Miranda, Aporé e Pardo apresentaram estiagem, enquanto o Rio Taquari apresentou estado de alerta.
Notícias mais lidas agora
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
- Motociclista morre após bater em poste na Avenida Duque de Caxias
- STJ nega recurso do Consórcio Guaicurus e mantém ação com indenização de R$ 500 milhões
Últimas Notícias
Com dores diárias, criança espera há mais de um ano na fila e cirurgia emperra por férias de médico
Neste processo, duas consultas foram não aconteceram e acabaram enrolando ainda mais a cirurgia
Decreto obriga Caarapó a divulgar lista de espera em creches da Rede Municipal de Ensino
Decreto baixado pelo prefeito André Nezzi ajusta município a leis federais que disciplinam a divulgação de lista de espera para a Educação Infantil
Cidade do Natal em paróquia tem decoração ‘eco’ e apresentação da banda da PM com canções natalinas
Público poderá apreciar a decoração feita com garrafas pet, seja nos anjos, velas, sinos, presentes e árvore de Natal
Pitbulls são resgatados em ‘pele e osso’ e tutora é presa em Campo Grande
Cachorros estavam presos em um corredor da casa cheio de fezes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.