Chuvas ajudam Mato Grosso do Sul e focos de queimadas caem para 5 em novembro

Focos de incêndio despencam com a chegada das chuvas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Divulgação/IHP)

Mato Grosso do Sul registra apenas cinco focos de queimadas em 10 dias de novembro, resultado do aumento das chuvas no Estado este mês. Para se ter ideia, nos primeiros 10 dias de 2023, haviam sido registrados 400 focos de incêndio.

Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e mostram que Mato Grosso do Sul caminha para normalidade dos incêndios, após meses de muitas chamas. Normalidade que não ocorre no vizinho Mato Grosso, onde são registrados 114 focos de queimadas em novembro.

Apesar da chuva auxiliar no controle de incêndios e prevenir novos focos, equipes de brigadistas seguem monitorando regiões críticas, principalmente no Pantanal, onde é difícil o acesso.

Equipes seguem em campo

Informações da Operação Pantanal, coordenada pelo Governo do Estado, afirmam que equipes continuam monitorando regiões do Pantanal, como a Serra do Amolar, Paiaguás e Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.

No domingo (10), dois focos de calor foram identificados e monitorados no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. Por lá, as precipitações da última semana, contribuíram para amenizar os focos de incêndio.

Já a região do Paiaguás permanece sob vigilância da Sala de Situação do SCI (Sistema de Comando de Incidentes), especialmente na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Santa Cecília II, nas proximidades do Rio Taquari, por meio das bases avançadas São Sebastião Grande e Cristal.

Operação Pantanal

Coordenada pelo Governo do Estado, a Operação Pantanal possui efetivo de 155 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, alocados em diferentes cidades. A operação ainda conta com o apoio de 79 militares da Força Nacional de Segurança Pública.

Além disso, o reforço tem representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea, polícias Federal e Militar de Mato Grosso do Sul, agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Na frota estão 41 veículos entre aeronaves, caminhões, caminhonetes e embarcações.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

ufms