Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira

A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva de meteoros
Foto: Reprodução

Uma chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu em Mato Grosso do Sul. O pico do fenômeno acontece na sexta-feira (13). Para poder ver a chuva de meteoros Geminídeas (GEM) é preciso que a população olhe para o céu na direção nordeste, mais especificamente para a constelação de Gêmeos.

Diferente de outros fenômenos semelhantes, esse é associado ao asteroide 3200 Faetonte. Enquanto, outras chuvas de meteoros costumam ser formadas por partículas deixadas por cometas.

O monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Henrique Amaral Arcuri, indica o melhor horário para visualizar o fenômeno. “Vão ser cerca de 150 meteoros por hora, nascendo às 20h10, e se mantendo visível até o nascer do sol. Minha recomendação, é observar às 22h30, pois será o pico de observação”.

A chuva de meteoros Geminídeas ocorre anualmente, de 2 a 21 de dezembro, com pico na madrugada do dia 13 para 14. É possível avistar alguns fragmentos dela no céu durante todo o período.

Para conseguir enxergar melhor o espetáculo é recomendado que se esteja em um lugar com pouca luminosidade.

Tempo

A previsão do tempo para MS é de tempestades, o que prejudicaria a visualização do fenômeno devido o céu estar encoberto. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previu chuvas e trovoadas isoladas para a Capital na sexta-feira.

Outro fator que pode prejudicar a visibilidade é a lua. Atualmente, ela está na fase crescente, quase cheia, o que indica mais iluminação.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

dengue