Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com atoleiros e lamaçal recorrentes, Jardim Noroeste tem cratera gigante após chuva

Moradores reclamam que prefeitura vai e 'joga mais terra' em vez de resolver problema
Liana Feitosa, Aline Machado -
noroeste
Cratera no cruzamento das ruas Ataúlfo Paiva e Urupês. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

As chuvas constantes abriram cratera no encontro das ruas Ataúlfo Paiva e Urupês, no Jardim Noroeste – região leste de Campo Grande -, e o “aguaceiro” da tarde desta quinta-feira (11) piorou a situação, colocando em risco moradores da região e quem passa pelo local. Curiosas, crianças se aproximam do local para ver tamanho do buraco enquanto terra continua cedendo.

Apesar de não ter asfalto, a região é movimentada porque fica perto de uma escola, tem residências e alguns comércios no entorno. Em conversa com moradores, o Jornal Midiamax constatou que o problema é antigo e só recebe “paliativos”, nunca solução definitiva. Segundo eles, os buracos até são tampados vez ou outra, mas apenas com terra. Quando a chuva vem, a água leva tudo e o buraco acaba ficando pior que antes.

Solução ineficaz

O pedreiro André Aquino, de 38 anos, mora no bairro há 7 anos. Ele conta que a cratera, assim como atoleiros e outros buracos são antigos conhecidos. “A forma que a prefeitura encontra de arrumar é só vir aqui e jogar mais terra. Não cascalha, não faz nada que efetivamente resolva o problema. Tem motorista que atola constantemente aqui. A gente se sente desamparado porque a prefeitura sabe do nosso problema e não resolve nada”, desabafa.

Emmily Thais, de 24 anos, também convive com esses problemas. Ela mora na região há 15 anos e afirma que, com o passar dos anos, a situação só piorou. “Aqui está muito precário, sem condições de andar por causa desses buracos. A gente pede Uber e eles nem vem para não estragar os carros. Precisa asfaltar tudo”, compartilha. 

Convívio com lamaçal

(Ana Laura Menegat, Midiamax)

A moradora conta ainda que tem um filho de 4 anos que estuda em uma escola do bairro. Quando chove, a “dor de cabeça” é grande. Se a chuva começa antes do horário do menino ir para a aula, ela nem leva ele para a escola. Mas se começa depois, ela tenta pedir Uber para buscar a criança. No entanto, geralmente ela não consegue, por isso, ela acaba tendo que enfrentar o lamaçal para buscar o filho, já que não existe outra alternativa.

O também pedreiro José Silva, de 56 anos, que também é morador antigo do bairro, percebe que a situação tem mesmo se agravado com o passar do tempo. 

Ele mora na Rua Vassouras há 14 anos e conta que, na frente da casa dele, quando chove, a água desce e acaba empossando. “Antigamente essa rua era toda plana. Mas, como nunca asfaltaram, a terra vai cedendo e vai formando os buracos. Como a prefeitura só joga terra, não cascalha e não asfalta, vai ficando pior. Você percebe que a rua está cedendo”, analisa o morador.

Problema se repete em outros pontos do bairro

O jardineiro Luiz Felipe Andrade, de 22 anos, morador do Noroeste há 6, conta que a cratera aberta não é problema exclusivo deste ponto do ponto. Na Rua Ataúlfo tem outro buraco cujo problema é o mesmo registrado por nossa equipe de reportagem. 

“Esse outro buraco era ainda maior, tinha vez que nem caminhão passava na rua por causa dele. Aí vieram, jogaram um pouco de terra, mas a chuva veio e está aí o buraco de novo.  A gente reclama direto, mas eles só dão essas arrumadinhas que não resolvem”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Comarca de Bonito abre inscrições para processo seletivo de estágio

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

Últimas Notícias

Esportes

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

A última vez que disputou uma competição internacional foi em 2016

Polícia

Adolescentes são encontrados mortos já em estado de decomposição em MS

A Polícia Civil investiga o caso

Sem Categoria

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Com a vitória, o Grêmio largou na frente no Grupo D

Polícia

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

Atacada, ela ficou agonizando na rua até ser socorrida