Candidatos deixam prova do Enem divididos sobre tema da redação: ‘Está no cotidiano’

Concurseiros puderam deixar as salas de provas às 14h30, mas sem o caderno de questões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
enem 2024
Estudantes deixando salas de provas em Campo Grande – (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Nem Inteligência Artificial, nem Meio Ambiente, tampouco alfabetização de crianças. O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado neste domingo (3), levantou debate a respeito da herança africana no país. Os candidatos ficaram divididos quanto à dificuldade do tema, conforme contaram ao Jornal Midiamax durante a tarde.

Os concurseiros puderam deixar as salas a partir das 14h30, mas sem levar o caderno de questões. A estudante Letícia Prado, de 15 anos, deixou a sala do Enem após as 15h. Na opinião dela, a temática foi difícil de ser desenvolvida. “Você precisa tomar muito cuidado para não fugir do tema, porque pode fazer um negócio e anular a prova inteira por causa da redação. Eu até já esperava um tema assim”, debate.

Letícia já esperava tema social – (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

No geral, também considerou as questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), como difíceis. “Mesmo assim, a parte do Enem é ótima, porque se você passar, pode ir para uma faculdade federal. É difícil? É, mas você vai ver que ele vai te dar bastante oportunidade”, conta.

Para a universitária Nicole Gonçalves, de 19 anos, que optou por fazer o Enem para testar, o tema da redação foi inesperado. “Fiquei bem surpresa quando eu vi, porque estava esperando sobre alfabetização das crianças”, diz.

Ela conta que algumas questões da prova estavam relacionadas ao tema, então, conseguiu desenvolver com ajuda do próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que realiza a prova.

O concurseiro Felipe Sobrinho da Silva, 17 anos, destaca a relevância do tema para a sociedade. “Foi bom, foi um tema bem atual. Não foi nada de outro mundo, deu para desenvolver bem. Já está nosso cotidiano”, conta. As questões de múltipla escolha estavam “padrão Enem”, conforme relatou à reportagem. “O Enem é cansativo, tem que ter bastante disposição para fazer”, finaliza.

Felipe é concurseiro militar – (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Para quem quiser levar o caderno de provas para a casa, deverá esperar até as 17h30 do horário local de Mato Grosso do Sul, meia hora antes do término do exame.

Tema da redação

Como de costume, o tema da redação do Enem envolve muitos palpites e discussões a respeito. Nesse ano, o tema escolhido foi ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’, surpreendendo muitos candidatos. Assim, nas redes sociais, internautas elogiam a escolha do tema.

Na rede social X, antigo Twitter, o assunto entrou para os mais comentados da plataforma. “Falar sobre a herança africana no Brasil é, sem dúvida, um dos temas mais importantes e desafiadores abordados até hoje no ENEM”, disse um usuário da rede social.

“Simplesmente o tema perfeito de redação do Enem 2024 ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’, tem bastante repertório, é atual e todo estudante já deve ter esbarrado em um tema similar alguma vez na vida”, disse outra internauta.

Candidatos apostavam em IA e Meio Ambiente

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estava nos pensamentos e na ponta da língua dos candidatos que chegaram cedo à Uniderp da Avenida Ceará, em Campo Grande, na manhã deste domingo (3), para realizar as provas do vestibular. Dentre os temas esperados, estavam Inteligência Artificial e até Meio Ambiente.

A prova de redação é aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, mais a dissertação argumentativa.

O quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, já possui palpites sobre o possível tema a ser abordado na prova. “A expectativa para esse ano até que está boa, mas a ansiedade está a mil, então atrapalha bastante. Toda vez é a mesma preocupação com o tema da redação”, descrevem.

Amigos apostaram em temas diferentes – (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de Inteligência Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do Brasil. “Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá