Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande institui Plano de Atendimento a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Todos os serviços e atendimentos previstos no documento já são oferecidos, mas agora integram um protocolo específico
Jennifer Ribeiro -
Imagem Ilustrativa (Reprodução)

A Prefeitura de , por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), instituiu um Plano de Atendimento a Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A decisão foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande nesta terça-feira (14).

O Plano começou a ser construído em setembro de 2023 e foi elaborado pelo grupo condutor municipal da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência, em parceria com o grupo condutor da Rede de Atenção Psicossocial. O intuito é nortear o atendimento da pessoa com TEA em todos os níveis de atenção do SUS (Sistema Único de Saúde).

No documento, todo o atendimento a pessoa com TEA que já é oferecido pelos órgãos competentes são explicados, um a um, como a etiologia e os fatores de risco do Transtorno de Espectro Autista, as características e comorbidades associadas, o processo de diagnóstico e como a avaliação e atendimento são feitos em Campo Grande.

“A contribuição será no cuidado integral a pessoa com TEA, de acordo com suas necessidades individuais, identificação precoce do autismo e auxiliando os profissionais no sentido que a pessoa com TEA pode e deve ser atendida em todos os pontos da rede de atenção. O objetivo principal é dar um bom atendimento a pessoa com TEA”, explica Mara Rúbia Gamon, coordenadora do Núcleo de Saúde da Associação Juliano Varela, que atuou no processo de criação do Plano.

Confira o Plano de atendimento completo.

Leis que beneficiam pessoas com TEA

Em abril deste ano, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou um decreto que regulamenta o cadastro estadual de pessoa com transtorno do espectro do autismo. A publicação também regulamenta a carteira de identificação da pessoa com TEA.

Relembre clicando aqui.

Já em maio, no dia 7, o Governo do Estado publicou duas leis que beneficiam portadores de transtornos do espectro autista e do processamento sensorial.

A primeira, no âmbito do TEA, acrescenta dispositivos à lei n° 5.842 de 2022 e inclui a previsão de apoio psicológico às famílias do paciente. Além disso, institui que, quando os sintomas de TEA foram diagnosticados, o paciente será encaminhado ao tratamento multidisciplinar na rede pública.

Já para a segunda, institui a Campanha de Conscientização sobre o Transtorno do Processamento Sensorial em Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, a lei visa promover, incentivar, disseminar e oferecer suporte aos portadores e familiares.

O TPS (Transtorno do Processamento Sensorial) é caracterizado por alterações nos aspectos sensoriais, como audição, tato, paladar, visão ou olfato, devido a uma dificuldade do cérebro em processar estímulos e informações do ambiente, podendo afetar um ou mais sentidos.

Entenda mais clicando aqui.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Homem é abandonado em hospital após ser esfaqueado por amigo durante briga em MS

Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa Genial/Quaest

Trump chama apoiadores de ‘fracos’ por acreditarem em caso Epstein

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Precisa de atendimento? Confira onde tem médico nesta quinta-feira em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Ciclo da água: estiagem em MS começa a reduzir níveis de rios na Bacia do Paraguai

Chuvas acima da média entre outubro de 2024 e abril de 2025 favoreceram a recuperação dos níveis nas regiões sul-mato-grossenses

Transparência

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

São mais de 200 ações que pedem indenizações de até R$ 150 mil

Cotidiano

Bolsa Família inicia pagamentos de julho na sexta-feira; confira o calendário

Em Mato Grosso do Sul, mais de 200 mil famílias recebem o Bolsa Família

Famosos

Lucas Lucco e o pai são indiciados por suposto estelionato; saiba detalhes

Luccas Lucco e Paulo Roberto de Oliveira foram indiciados pela Polícia Civil de Goiânia por uma suposta frauda milionária envolvendo carros de luxo