Campo Grande e 34 cidades de MS estão em alerta de chuvas nesta sexta-feira

O avanço de uma frente fria favorece a ocorrência de chuvas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Previsão é de chuva de até 50 mm. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de chuvas intensas para 35 cidades de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (29). Há possibilidade de chuva entre 20 e 50 milímetros ao dia.

Das 9h40 desta sexta até 10h de sábado (30), a região central e nordeste do Estado podem registrar chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Estão no alerta vigente:

Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Nas últimas 24h, o monitoramento indicou chuva de 32,6 mm em Três Lagoas e 26,8 mm em Mundo Novo e 20,4 mm em Bataguassu. Em Iguatemi, as rajadas de vento atingiram 70,2 km/h.

Frente fria

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Além disso, são esperados acumulados significativos de chuvas acima de 35 milímetros por dia. Essa situação meteorológica ocorre devido à aproximação e o avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de calor e umidade.

Há também a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a passagem de cavados favorecem a formação de instabilidades no Estado.

Conteúdos relacionados