Campo Grande dará voucher de ‘cinquentão’ para incentivar testagem de HIV
Atualmente, 6.493 pessoas vivem com HIV na Capital, 4.912 delas com carga indetectável
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para incentivar a testagem de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Campo Grande vai distribuir vouchers de R$ 50 que poderão ser usados no comércio do Centro da cidade. Para garantir o ‘cinquentão’ em compras é preciso se enquadrar em critérios pré-estabelecidos pelo Município.
Conforme a coordenadora da Rede de Atenção Especializada da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Andréia Silva, público-alvo da ação é pessoas travestis e transexuais, não-binários e trabalhadores do sexo. Para participar é preciso ter CPF ativo, não ter se testado nos últimos seis meses e não ter iniciado tratamento contra HIV.
“Nosso objetivo é atingir a população para que acessem os serviços disponíveis na rede pública”, comentou. Pessoas que levarem amigos para se testar também ganharão voucher de R$ 50.
A ação será realizada no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. Os resultados dos testes rápidos levam até 30 minutos para que fiquem prontos.
“Lá é feito um cadastro, pré-aconselhamento, testagem e pós-aconselhamento. Caso tenha alteração em algum exame o paciente já sai com todo encaminhamento agendado”, detalha a coordenadora.
Apesar do público alvo da campanha, Andréia lembra que atenção com as ISTs é estendida a toda a população. “Quem tem vida sexual ativa está sob risco, não importa a sexualidade. Por isso temos preservativo, testagem e tratamento disponíveis para toda a população”, finaliza.
Balanço atualizado da Sesau aponta que, hoje, 6.493 pessoas vivem com HIV em Campo Grande. Do total, 4.912, percentual de 70%, tem carga indetectável, ou seja, não transmitem o vírus.
Notícias mais lidas agora
- Folgado: Ladrão invade 3 casas, toma banho, come e dorme na cama de moradores em Campo Grande
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
Últimas Notícias
‘Nem terminou o processo e já querem anistia’, diz Lula sobre investigados pelos atos de 8/1
O petista criticou Bolsonaro e insinuou que o ex-presidente viajou no final de 2022 por medo de ser preso
Padrasto de Virginia Fonseca é acusado de deixar ex-mulher grávida: ‘Pedi DNA’
Novo padrasto de Virginia Fonseca, Danilo Nascimento quebrou o silêncio após ser exposto por deixar a ex-mulher grávida; entenda
Está na lista? Agetran divulga relação de condutores que cometeram infrações em janeiro
Os condutores autuados têm o prazo de 30 dias para apresentar defesa ou informar o infrator
VÍDEO: Rachadura enorme em igreja histórica faz Defesa Civil colocar fita e pedir para ‘ninguém sentar na frente’
Presidente diz que rachadura aumentou muitos nos últimos dias e é grande o risco de queda
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.