Campo Grande dará voucher de ‘cinquentão’ para incentivar testagem de HIV

Atualmente, 6.493 pessoas vivem com HIV na Capital, 4.912 delas com carga indetectável

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Teste rápido feito na rede pública. (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Para incentivar a testagem de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Campo Grande vai distribuir vouchers de R$ 50 que poderão ser usados no comércio do Centro da cidade. Para garantir o ‘cinquentão’ em compras é preciso se enquadrar em critérios pré-estabelecidos pelo Município. 

Conforme a coordenadora da Rede de Atenção Especializada da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Andréia Silva, público-alvo da ação é pessoas travestis e transexuais, não-binários e trabalhadores do sexo. Para participar é preciso ter CPF ativo, não ter se testado nos últimos seis meses e não ter iniciado tratamento contra HIV. 

“Nosso objetivo é atingir a população para que acessem os serviços disponíveis na rede pública”, comentou. Pessoas que levarem amigos para se testar também ganharão voucher de R$ 50.

A ação será realizada no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. Os resultados dos testes rápidos levam até 30 minutos para que fiquem prontos. 

“Lá é feito um cadastro, pré-aconselhamento, testagem e pós-aconselhamento. Caso tenha alteração em algum exame o paciente já sai com todo encaminhamento agendado”, detalha a coordenadora.

Apesar do público alvo da campanha, Andréia lembra que atenção com as ISTs é estendida a toda a população. “Quem tem vida sexual ativa está sob risco, não importa a sexualidade. Por isso temos preservativo, testagem e tratamento disponíveis para toda a população”, finaliza. 

Balanço atualizado da Sesau aponta que, hoje, 6.493 pessoas vivem com HIV em Campo Grande. Do total, 4.912, percentual de 70%, tem carga indetectável, ou seja, não transmitem o vírus. 

Conteúdos relacionados

transita
aula escola professor
IMPCG